SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

4 Dicas Para Ensinar o Seu Filho a Poupar

Educação Financeira Finanças Pessoais

4 Dicas Para Ensinar o Seu Filho a Poupar

2 min Partilhar 19 de Junho, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
educação financeira

A educação das crianças é uma das grandes coisas que os pais dão aos seus filhos. Apesar dos esforços, a educação é sempre uma tarefa complexa que envolve muita tentativa-erro e que poderá originar alguma frustração. Neste artigo iremos apresentar-lhe 4 dicas para o ajudar a reforçar a importância da poupança junto do seu filho.

Nunca se Esqueça de Dar o Exemplo

O principal fator de educação, seja financeira seja outra qualquer, é o exemplo. Se não der o exemplo as suas palavras irão cair em “saco roto”. Pai consumista irá criar um filho consumista (na maioria dos casos). Procure perceber se as suas palavras são coerentes com as suas ações e veja se precisa de mudar algum dos seus comportamentos ou hábitos. Por vezes, apelamos à necessidade de poupar dinheiro mas acabamos por ter o comportamento oposto.

Desligue a Televisão

Num mundo de consumo como o nosso, as crianças são bombardeadas com publicidade e anúncios a apelar ao consumismo. Infelizmente, pelos mais diversos motivos, deixamos as crianças demasiado tempo em frente da televisão, ficando de imediato em contacto com os anúncios agressivos.

Uma sugestão pode passar por encontrar outras alternativas para o entretenimento das crianças. Ou se não tiver alternativa, por que não optar pelos DVD e outros desenhos animados? Neste caso não tem publicidade e faz o mesmo efeito de entretenimento, permitindo ao mesmo tempo poupar dinheiro em casa.

Explique a Importância das Marcas

Fruto dos anúncios que falamos no ponto anterior, acabamos por achar que o valor das pessoas está na marca das suas coisas. Os adultos mostram isto pela marca dos automóveis, dos relógios ou das roupas. As crianças, por seu lado, mostram-no pelas roupas, mochilas e telemóveis.

É papel dos pais mostrar que as marcas não têm valor. Sim, existirá pressão social e as crianças podem correr o risco de ser excluídos do seu grupo de “amigos”. Neste caso, deverá ter em atenção a necessidade de explicar as suas decisões e de falar com o seu filho sobre os seus motivos. As crianças percebem se lhes explicarmos com carinho.

Educar os nossos filhos é uma tarefa extraordinária. Tenho três filhos (em breve terei o quarto) e é um privilégio que me foi dado. Mas é também uma responsabilidade que obriga a estudo, diálogo e aconselhamento com outros pais e amigos mais experientes.

Não se Esqueça de Consultar…

Leia também o nosso artigo “Como falar ao meu filho sobre dinheiro” onde lhe apresentamos mais truques e dicas para melhorar as suas competências de educador.



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro