Se quer reduzir encargos financeiros mensais, como tipicamente o Crédito Habitação é o que
maior peso tem no seu orçamento mensal, tentar reduzir a sua prestação é seguramente uma escolha acertada e com um potencial grande de sucesso.
Veja como pode fazê-lo seguindo as nossas dicas
1 Fale connosco
Temos uma equipa de consultores de crédito especializada que o vai ajudar a otimizar em todo este processo, sem custos adicionais para si. Poupe tempo já que somos nós
que analisamos a sua situação financeira, falamos com os bancos e
apresentamos as soluções que melhor se adequam ao seu caso concreto.
2 Analisamos o seu crédito e seguros associados
Quando contratou o seu crédito habitação, o banco entregou-lhe a FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) que para além das condições do empréstimo (taxa de juro aplicável, spread, prazo) indica também quais os produtos financeiros que contratou como forma de baixar o spread e o valor anual (ou mensal) que paga pelo seguro de vida e multirriscos que são obrigatórios. Estas informações são relevantes para reduzir a prestação do seu crédito habitação.
3 Pedimos propostas a outras instituições financeiras
Como o crédito habitação é o produto financeiro mais relevante para os bancos, estes incentivam a transferência de outro banco, fazendo muitas vezes campanhas nesse sentido. Aproveite esta situação a seu favor. Nós ajudamos no pedido de propostas a outros bancos.
Depois apresentamos as comparações com as condições atuais que tem no seu banco. É sempre importante alertar que mudar de banco pode ter custos a considerar na sua decisão. Pode ter de pagar comissão de amortização antecipada (normalmente 2% sobre o valor liquidado) mas a boa notícia é que o mais certo é o banco para onde transferir o crédito habitação suportar este valor.
4 Peça um aumento de prazo
Se não não lhe apresentarmos proposta que lhe agradem, mas quiser reduzir a sua prestação mensal, renegocie o crédito pedindo um aumento de prazo. Note, no entanto, que de acordo com as regras do banco de Portugal o prazo do crédito não pode ultrapassar os seus 70 anos de idade (podendo até ser menos) .
5 Renegoceie o spread
Se o seu crédito é à taxa variável renegoceie o spread associado. Equacione adquirir outros produtos financeiros do banco e veja se a redução do spread compensa.
6 Amortize parcialmente o crédito
Para o fazer tem de ter algum dinheiro disponível, mas é uma das soluções para reduzir os seus encargos financeiros. Analise as suas poupanças e a taxa de juro a que estão aplicadas.
Faça contas. Não mexa no seu fundo de emergência que deve ser de 12 meses do seu rendimento mensal. Depois considere usar o remanescente para liquidar o seu crédito habitação. Note que se o seu crédito é a taxa variável, até ao final de 2024, está isento do pagamento de comissão de amortização parcial e total, o que é seguramente uma poupança adicional.
7 Analise os seus seguros e mude de seguradora
O crédito habitação tem associado dois seguros obrigatórios – o seguro de vida e o seguro multirriscos. E a boa notícia é que não os tem de contratar na instituição que lhe concedeu o crédito. Se os contratou teve certamente uma bonificação da taxa de juro por o ter feito. Mas pode não compensar.
Assim, peça-nos também proposta para os seus seguros e a nossa seguros, e a nossa equipa de consultores de seguros contacta outras seguradoras para pedir novas simulações para o seu crédito habitação. Depois fará contas e terá certamente uma boa surpresa. Como o valor do prémio do seguro de vida aumenta com a idade, a poupança pode ser significativa. Se for o caso, não hesite em mudar de seguradora
8 Consolide os seus créditos
Consolidar os seus créditos (incluindo o crédito habitação) é uma das soluções para reduzir as suas prestações mensais, se tiver ativo mais do que um crédito em seu nome, já que a todos se aplica a taxa de juro do crédito habitação que é mais baixa do que a aplicada aos créditos pessoais. Mas para que isto seja possível, a avaliação do seu imóvel tem de comportar a soma dos outros valores em dívida. Não se preocupe, a nossa equipa ajuda também neste processo de consolidação, faz todas as análises e contactos necessários com as diferentes entidades, para lhe apresentar os melhores cenários. Assim, decide com consciência e bem informado qual o melhor para a sua realidade.
8 Mude de banco
Se estiver descontente com o seu banco e conseguirmos apresentar condições mais vantajosas noutro banco, mude de banco. Lembre-se que o objetivo é reduzir os seus encargos financeiros e ganhar uma maior liberdade financeira. Estamos cá para isso mesmo. Conte com toda a equipa da Reorganiza.