SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

5 Dicas Para Poupar Dinheiro

Ganhar dinheiro não é uma ciência exata e é algo que está ao alcance de toda a gente. Alguns terão mais facilidade. Para outros será mais difícil. Para facilitar o seu caminho sugerimos que tenha atenção a 5 dicas que o vão ajudar a poupar e a ganhar dinheiro ao longo do tempo.

Para Poupar Dinheiro Não Pode Gastar Mais do Que Ganha

Uma frase bonita que parece algo impossível para muitas pessoas. Infelizmente, muitos criaram o hábito de recorrer com bastante frequência ao crédito, em especial aos cartões de crédito, o que acaba por ser meio caminho para a ruina financeira.

Para gastar menos do que ganha terá de ter um controlo rigoroso sobre o seu dinheiro, o que implica fazer o seu orçamento. E se tiver em atenção, irá ver que é possível cortar muitos custos o que o ajudará a poupar dinheiro todos os meses.

Comece a Poupar Dinheiro o Quanto Antes

Assumindo como certo que temos de gastar menos do que ganhamos, está criado o espaço para poupar dinheiro todos os meses. Quanto mais cedo começar o seu esforço de poupança maior será a poupança conseguida e maior o retorno que irá obter nos mercados financeiros.

Provavelmente já terá ouvido falar dos juros compostos. Em poucas palavras, os juros que obtem num investimento irão gerar juros no futuro. E todos estes juros em conjunto irão também eles gerar juros adicionais, num movimento que se reforça com o tempo, criando um efeito “bola de neve” muito interessante.

Quanto Maior o Retorno Maior o Risco

Uma máxima que muitas vezes é esquecida mas que é uma verdade em tudo o que fazemos. Quanto maior o retorno que nos é prometido maior o risco que iremos ter de correr necessariamente. É fundamental que não nos esqueçamos desta realidade sob pena de virmos a ter prejuízos financeiros avultados. Em Portugal, tivemos inúmeros casos em que os investidores se esqueceram que é impossível ganhar mais do que os outros sem correr mais riscos… o resultado foi dramático…

Diversifique os Seus Riscos para Ganhar Dinheiro

Para melhorar a relação entre o risco corrido e o retorno obtido/esperado é fundamental diversificar os riscos dos seus investimentos por diferentes ativos. A ideia será “não colocar os ovos todos no mesmo cesto”, espalhando os riscos por cestos diferentes de modo a precaver-se quanto à queda de um dos cestos. Adicionalmente, de pouco vale escolher diversos cestos se todos estiverem ligados. Tal implicará que uns cestos irão arrastar os outros em caso de queda.

No mundo dos investimentos, a diversificação implica escolher ativos de classes distintas, como sendo as ações, as obrigações financeiras, produtos com menos risco como os depósitos a prazo ou certificados de dívida pública, entre outros. Noutros mercados que não o português faz sentido o investimento noutros mercados, como sendo o mercado imobiliário. Em Portugal não o recomendo dada a sua fraca liquidez, problemas fiscais e a pouca transparência dos fundos de investimento imobiliário.

Poupar Dinheiro com Planos Automáticos

Cruzamo-nos muitas vezes com pessoas que nos dizem que é impossível poupar. À medida que vamos falando percebemos que as pessoas poupar todos os meses. Como explicar esta incoerência?

A explicação é simples: se tornamos o processo automático acabamos por poupar sem nos apercebermos e acabamos por nos esquecer. E se nos esquecemos é porque conseguimos poupar todos os meses sem grande sacrifício. Talvez o primeiro mês seja um mês mais difícil mas à medida que o tempo vai passando vamo-nos adaptando… e poupamos todos os meses em instrumentos que nos rendem juros… que por sua vez irão render outros juros (lembra-se dos juros compostos?) e vão aumentado o tamanho da sua conta bancária.

Dica de Oferta: Não Ligue ao Seu Gestor de Conta

O gestor de conta que o banco lhe assigna é o comercial de serviço e devemos trata-lo como o burocrata. Olhar para ele como alguém que nos passa alguma informação, que nos resolve alguns problemas e que está lá para o que nós precisarmos. Atenção que as recomendações do gestor de conta são recomendações que vão gerar retorno para o banco.

Um pequeno exemplo relativamente a Portugal clarifica este último ponto:

Quando os bancos atravessaram uma crise de liquidez sem precedentes qual era o produto financeiro que o banco lhe propunha? Não seriam os depósitos a prazo? Mas por que propor estes produtos quando os produtos como ações e obrigações estavam a dar retornos duas a três vezes superiores (apesar de com maior risco… ou não). Os bancos precisavam do nosso dinheiro para não “fecharem portas” pelo que venderam o que lhes convinha. Como atualmente têm excesso de liquidez… qual a taxa que dão nos depósitos?

Quais as suas grandes dicas de poupança? Consegue poupar? Como? Partilhe a sua opinião connosco!



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro