Um bom seguro de vida é uma garantia de segurança financeira para si e para a sua família. Contratar este seguro pode ser uma das melhores decisões financeiras que tomará, apesar de poder ter um custo. Infelizmente, tendemos a desconfiar das companhias de seguros e achamos que somos sempre enganados. Para desmistificar, vamos mostrar-lhe as vantagens dos seguros de vida.
O que é um seguro de vida?
Um seguro de vida é um contrato assinado entre uma pessoa e uma companhia de seguros. No objeto deste contrato está o risco (e as consequências) de morte da pessoa seguro. Assim, um seguro de vida garante o risco de morte, de sobrevivência ou ambos, procurando compensar uma pessoa (ou grupo de pessoas) pelas consequências deste acontecimento. Tenha em mente que a compensação será sempre monetária, de acordo com a tipologia e as coberturas contratadas
Quais os tipos de Seguro?
Como referimos, o seguro de vida pode cobrir o risco de morte ou de sobrevivência de uma (ou mais) pessoas seguras. Sendo estes os dois tipos de seguros de vida, importa conhecer a diferença:
- Risco de Morte – A companhia de seguros assegura a atribuição, ao beneficiário do seguro, de uma compensação em caso da materialização do falecimento da pessoa segura durante a vigência do contrato. Esta compensação é definida pela pessoa segura e a definição do valor depende de um conjunto de critérios.
- Risco de Sobrevivência – Um tipo diferente de cobertura que é atribuída em caso de vida. Ou seja, o beneficiário recebe um valor acordado se a pessoa segura estiver viva no final do contrato. Por norma, e devido a constrangimentos fiscais, este tipo de coberturas tem sido muito utilizado em seguros financeiros (seguros de capitalização, por exemplo). Tipicamente, o beneficiário destes produtos é a própria pessoa segura
- Coberturas Mistas – Uma modalidade que conjuga uma parte de cobertura de risco de morte e outra de risco de sobrevivência. Tipicamente os valores acordados são diferentes nos dois casos. É um produto que se revela muito interessante para quem quer acautelar o risco de morte mas mantendo em aberto que se viver terá uma poupança acumulada.
Será que vale a pena fazer um Seguro de Vida?
Se tem créditos de valores mais avultados, como sendo os casos do crédito habitação ou do crédito pessoal e crédito automóvel, com grande probabilidade tem pelo menos um seguro de vida. Nestes casos, caso queira poupar dinheiro, deverá tentar otimizar a sua carteira de seguros e negociar os prémios com alguma regularidade. Comece por poupar dinheiro com o seu seguro de vida do crédito habitação (é possível poupar muito dinheiro sem esforço), ao mesmo tempo que aumenta as coberturas e a proteção da sua família.
No caso de não ter nenhum seguro, deverá refletir bastante sobre as coberturas, as exclusões, o prazo do contrato, a companhia de seguros, a modalidade. Enfim, tem um conjunto de preocupações que deverá acautelar. Procure fugir à ideia de que as companhias de seguros estão cá para nos enganar e pensar que um bom seguro de vida pode deixá-lo descansado quanto à segurança financeira da sua família em caso de morte ou invalidez (já agora, pode fazer sentido conhecer a diferença entre ITP e IAD).
Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de vida crédito habitação?
Como o próprio nome indica, ambos os seguros são seguros de vida. Na prática e em ambos, a companhia de seguros paga um capital de indemnização em caso de sinistro. No entanto, existem algumas diferenças:
- O seguro de crédito habitação tem um beneficiário irrevogável que é o banco onde fez o seu crédito. Logo, em caso de sinistro, o capital é usado para liquidar o valor em dívida;
- No seguro de vida o capital é constante, sendo que no seguro de vida habitação o capital tende a ser ajustado com a liquidação progressiva do empréstimo;
- A tarifa (preço) do seguro de vida habitação tende a ser mais competitiva do que a tarifa do seguro de vida tradicional. Assim, se quiser um seguro mais barato sugerimos que faça o seguro de vida habitação mas sem atualização de capital.
O que fazer?
Se ainda tem dúvidas sugerimos que nos contacte para esclarecimento por parte de um mediador profissional e experiente. Se não tem dúvidas e quer começar a poupar dinheiro ou fazer o seguro mais completo para o seu caso específico, preencha o formulário de contacto. Simples?