SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Livros de autores portugueses que tem mesmo de ler

Opinião

Livros de autores portugueses que tem mesmo de ler

4 min Partilhar 23 de Maio, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
livros de autores portugueses

Aproveite o Dia do Autor Português para comprar livros de autores portugueses para ler nas férias.

Ler é viajar sem sair do lugar, viver aventuras sem sair do sofá, viver outras vidas e sobretudo abrir horizontes. Nesta época em que tudo se faz de um modo tão rápido, em que a internet passou a estar no presente na maior parte das horas do nosso dia, abrande e pare.

Pare e dedique tempo a ler um livro. A ler autores portugueses.

Os 10 livros de autores portugueses que tem mesmo de ler

Desde pequena que leio compulsivamente. Não resisto passar numa livraria e sair de lá de mãos vazias e a Feira do Livro é sem dúvida o meu evento do ano. Posso dizer que há livros que me fizeram passar noites em claro, ansiar pelo momento em que pudesse ler mais algumas páginas, sentir dentro da história e a fazer parte dela. E claro, o fim do livro nunca é um adeus é um até já. Um até já porque o irei decerto reler.

Porque gostaria que sentissem o mesmo, e para comemorar o Dia do Autor Português decidi sugerir 10 livros de autores portugueses que me marcaram (que me desculpem os outros autores).

1 – O dia em que o Verão acabou – João Tordo

Em 1987, Pedro Taborda apaixona-se por Laura Walsh durante as férias de verão no Algarve. Um ano depois ela é a principal suspeita da morte do seu pai Noah Walsh.

Neste livro em que cada capítulo é uma surpresa, nada é o que parece. João Tordo mantém-nos presos da primeira à última página e temos pena quando que o livro acaba. Bom demais.

2 – A voz dos Deuses – João de Aguiar

Já não vejo há muito tempo este livro nas livrarias, mas continuo a achar que é um livro que todos deveríamos ler. Conta a história de Viriato e a sua luta contra os Romanos e sobretudo sobre o não querer que a identidade do seu povo se perca. Viriato foi um verdeiro génio militar, político e diplomático. A ler obrigatoriamente.

3 – O Codex 632 – José Rodrigues dos Santos

Li este livro algum tempo depois de ter lido o Código Da Vinci  do Dan Brown. Confesso que o historiador Tomás de Noronha e a sua busca para descobrir um dos segredos mais bem guardados no tempo: a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo me prenderam muito mais e se tivesse de dar um prémio a um destes livros daria sem sombra de dúvidas ao Codex 632. Recomendo vivamente.

4 – Casas Contadas – Leonor Xavier

Através da sua vida nas 13 casas onde viveu, Leonor Xavier retrata a não só a sua vida mas também a de muitos portugueses, desde 1943 (o ano em que nasceu) a 2008 altura em que termina o livro. Uma outra maneira de ver a sociedade portuguesa durante estes anos. Para mim que nasci em 1961 foi uma verdadeira aula de História.

5 – Os cães de Salazar – Francisco Moita Flores

Os Cães de Salazar contam a história do atentado contra Salazar ocorrido a 4 de julho de 1937, pelo qual foram presas pessoas inocentes. Expondo as rivalidades entre as duas polícias existentes na altura, Moita Flores usa uma escrita simples para nos prender à história levando-nos até aos anos 30. Tão bom quanto o “Mataram o Sidónio” também de Moita Flores.

6 – Esteiros – Soeiro Pereira Gomes

Pode dizer-se que foi com este livro que comecei a gostar da disciplina de Português. Embora não fizesse parte dos livros obrigatórios este foi o livro que a minha professora escolheu para ler connosco nas aulas. A história daqueles meninos pobres que viviam nos esteiros do Tejo abriu-nos as portas para uma nova forma de escrever. A ler obrigatoriamente.

7 – Este livro que vos deixo – António Aleixo

Um livro de quadras simples. Quadras populares que se leem isoladamente e das quais se tira sempre alguma coisa de novo. O meu conselho: não o ler de seguida. Abrir o livro ao calhas e ler uma ou duas quadras por dia. E daí retirar os pensamentos que um homem simples nos queria transmitir.

8 – Felicidade – João Tordo

Outro livro do João Tordo, completamente diferente do Dia em que o Verão acabou.

Em frente à campa das três irmãs gémeas, Felicidade, Esperança e Angélica, a personagem principal conta na primeira pessoa, como a sua vida sempre foi condicionada e se entrelaçou com a vida das três irmãs. Uma foi o seu grande amor, outra a sua mulher e a outra a participante na sua desgraça.  Diferente do anterior, mas igualmente absorvente.

9 – Enquanto Salazar dormia – Domingos do Amaral

Durante a Segunda Guerra Mundial, Lisboa era um centro de espiões e Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis. 50 anos mais tarde conta as suas memórias. Mais um livro que nos levas de volta a uma época onde por detrás da vida quotidiana existia toda uma outra vida escondida.

10 – Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica – Natália Correia

Na primeira temporada da série Três Mulheres da RTP1, Natália Correia aceita o convite do editor Ribeiro de Mello para organizar num único livro todos os poemas eróticos e satíricos escritos por autores portugueses. A obra é um escândalo, foi apreendida pela PIDE e Natália Correia é julgada com alguns dos autores, já que outros como Camões, Gil Vicente, Camilo castelo Branco e João de Deus, por exemplo, por razões óbvias não o poderiam ser.

A série motivou a minha curiosidade e comprei a reedição do livro e leio ocasionalmente um desses poemas ao abrir o livro aleatoriamente.

Em conclusão: leia livros de autores portugueses 

Leiam e disfrutem. Estas são as minhas escolhas de livros de autores portugueses, mas muitos mais poderia indicar. Mais uma vez que me desculpem os outros autores portugueses.

 



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro