SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Investir em fundos vale a pena?

Educação Financeira

Investir em fundos vale a pena?

2 min Partilhar 24 de Março, 2023

Search
Generic filters
Exact matches only

Investir em fundos de investimento é uma opção se quer rentabilizar as suas poupanças aplicando-as em produtos financeiros com remuneração superior à inflação. Mas atenção que estes produtos têm riscos associados e por isso só o seu perfil de risco for dinâmico deverá equacionar investir.

Mas o que são fundos de investimento? Quais os riscos associados? Que tipo de fundos existem? São questões que vamos procurar esclarecer.

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são produtos financeiros supervisionados pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), que agregam investimentos num conjunto de ativos (ações, obrigações, imoveis).

São geridos por especialistas que aplicam o seu dinheiro na categoria de ativos do fundo que escolheu por forma a rentabilizar o valor que investiu.

Existem vários tipos de fundos de investimento

Os fundos de investimento distinguem-se pelos ativos que os compõe e pela possibilidade ou não de resgatar o valor que investiu.

Quanto à composição dos ativos, podemos dizer que existem dois grandes grupos:

  • Fundos de investimento mobiliário – a carteira é composta por valores mobiliários como ações e obrigações.
  • Fundos de investimento imobiliários – a carteira é composta por investimentos em imóveis

Já quando à possibilidade de resgate os fundos dividem-se em:

  • Fundos de investimento abertos – quando pode investir ou resgatar o seu dinheiro a qualquer altura.
  • Fundos de investimento fechados – quando só pode investir nas data fixadas e só recuperará o seu dinheiro na data de vencimento do fundo.

Como posso investir em fundos de investimento?

Cada fundo está dividido em pequenas partes iguais – as unidade de participação (UP). Por isso investir em fundos de investimento significa comprar UPs.

O valor de cada UP (cotação) é calculado a todo o momento pela divisão do valor global do fundo pelo número de UPs e é divulgado no site da CMVM.

Quais os riscos associados aos fundos de investimento?

Os riscos associados a cada fundo têm obrigatoriamente de constar do respetivo folheto de comercialização. Genericamente podemos dizer que os riscos associados são os seguintes:

Riscos de capital

Na generalidade dos fundos não há garantia de capital. Ou seja, existe a possibilidade de não conseguir recuperar na totalidade o valor investido, já que o valor das unidades de participação dependem da valorização do ativos subjacentes

Risco de remuneração

A remuneração do fundo não é fixa, depende da valorização dos ativos que compõe o fundo e pode ser tanto maior quanto maior for o risco dos ativos do fundo. Assim no caso de valorização dos ativos a remuneração é positiva, mas em caso de desvalorização não o será.

Risco de liquidez

A possibilidade de resgatar o valor que investiu depende do tipo de fundo onde aplicou o seu dinheiro. No caso de investir em fundos abertos pode resgatar a qualquer momento, mas no caso de fundo fechados não poderá resgatar antes do final do prazo. Mas não há garantia que recupere o valor que investiu.

Em conclusão

Ao investir em fundos de investimento vai correr alguns riscos para ter uma remuneração elevada. Leia atentamente o folheto de comercialização do fundo antes de investir.



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro