Se vai de viagem durante o seu merecido período de descanso, o melhor é prevenir-se contra imprevistos e assegurar-se que tem um seguro de viagem.
Se marcou as suas férias através de uma agência de viagens, porventura ao fazê-lo já contratou um seguro de viagem. Do mesmo modo, se pagar a sua viagem com o cartão de crédito, também pode estar a beneficiar do seguro de viagem, já que muitos cartões de crédito o incluem. De qualquer modo, certifique-se que, em qualquer das duas situações, tem de facto ativo um seguro de viagem.
Mas se é adepto de marcar por si as suas férias, o melhor mesmo é contratar um seguro de viagem já que imprevistos acontecem e podem-lhe custar algumas centenas ou milhares de euros (como, por exemplo, se viajar para os Estados Unidos, onde os cuidados médicos são muito caros).
E claro lembre-se que ao ter um seguro, tem ao seu dispor 24 horas uma linha de assistência que o vai ajudar a resolver qualquer problema que possa acontecer.
O que cobre um seguro de viagem?
Na sua generalidade um seguro de viagem cobre:
Impossibilidade de viajar ou interrupções inesperadas por motivo de força maior
No caso de não poder viajar por motivo de força maior, ou seja, se adoecer ou falecer um familiar, o seguro de viagem irá cobrir os gastos que já teve. Mas note que se não poder viajar por outros motivos, pode não ser possível ser reembolsado, tudo depende das condições do seguro que contratou. Leia por isso as condições do seu seguro atentamente.
Do mesmo modo se, por motivo imprevisto, tiver de interromper as suas férias, o seguro pode tratar da viagem de regresso (se necessário) e reembolsá-lo dos dias que não chegar a gozar.
Atrasos, overbooking ou cancelamentos.
Se, por motivos alheios a si, a viagem for atrasada, houver overbooking ou ser cancelada, pode ter custos adicionais em refeições e alojamento que não estaria à espera. Mas se tiver um seguro de viagem estes custos serão por conta da seguradora. A seu cargo fica apenas o incómodo da situação.
Estragos, perdas, furtos ou roubos da bagagem durante o transporte e estadia
Se a sua mala não chegou consigo ao destino a seguradora disponibiliza-lhe uma verba para compras básicas de roupa e produtos de higiene, enquanto a sua mala não chega.
Em caso de roubo ou furto, a situação é diferente. Comece por notificar as autoridades locais depois acione o seguro. Recebe uma verba para compras básicas de roupa e produtos de higiene para usar durante o resto da viagem. Depois é indemnizado pelo valor dos bens roubados. Já no caso de estragos na bagagem reclame junto da empresa na qual viajou. Depois acione o seguro para ser reembolsado do valor dos itens estragados.
Despesas médicas devido a doença ou acidente durante a viagem
Imprevistos acontecem e sem seguros as despesas médicas no país onde se encontrar podem ser avultadas. Se tiver um seguro de saúde vai ter acesso a centros médicos públicos e privados, bem como aos exames complementares de diagnóstico que necessitar. Se tiver de pagar algumas despesas do seu bolso, vai ser reembolsado das mesmas.
E estiver num país que não conhece a língua, não se preocupe, a companhia de seguros irá encontrar um tradutor que o vai acompanhar.
Repatriamento em caso de emergência médica
Se vai de viagem e, em caso extremo, tiver de ser repatriado as despesas ficam a cargo da seguradora.
Em conclusão
Vai de viagem? Não se esqueça de ver se tem seguro de viagem, é mais uma maneira de poupar nas suas férias. Goze o seu merecido descanso sem comprometer o seu orçamento