Um Glossário de Seguros é certamente uma ajuda preciosa para entender alguns termos técnicos que constam dos seguros que vai contratar (ou já contratou), nomeadamente o significado de Invalidez total e permanente (ITP)
Porquê um Glossário de Seguros?
Porque contratar um seguro pode ser uma dor de cabeça principalmente se desconhecer os termos técnicos que constam da apólice que assinar. E esses termos técnicos são o que muitas vezes chamamos de “letras pequeninas nos contratos”, já que na altura em que acionar o contrato pode ser confrontado com o facto da situação que o levou a acionar o seguro não estar coberta, ou não ser exatamente o que pensou que seria.
Assim, para o ajudar decidimos, criar um Glossário de Seguros onde vamos explicar de forma simples os termos que mais dúvidas lhe podem suscitar.
ITP – Invalidez Total de Permanente
A Invalidez Total e Permanente é uma cobertura que existe em alguns tipos de seguros. Por exemplo, nos seguro de vida (associados ao crédito habitação ou não), acidentes de trabalho ou de empregada doméstica.
Ao contratar a cobertura por Invalidez Total e Permanente garante que o pagamento do capital seguro, ou seja o capital que estipulou ao assinar o contrato, lhe é entregue, se, por acidente ou doença, ficar com um grau de incapacidade que o impeça de desenvolver a sua atividade profissional habitual ou qualquer compatível com as suas aptidões, embora possa desenvolver as suas atividades diárias, não dependendo, portanto, de outros.
Condições para existir Invalidez Total e Permanente
Ou seja, para que a incapacidade seja considerada como ITP têm de se verificar cumulativamente as seguintes condições:
- Estar incapaz de exercer a sua atividade profissional de forma total e permanente
- Estar incapaz de exercer qualquer outra atividade profissional que lhe permita obter um rendimento mensal de forma total e permanente
- Existir um relatório médico que comprove a sua incapacidade é igual ou superior a ao valor contratado
A Invalidez Total e Permanente é muito abrangente
Note que a ITP é uma cobertura bastante abrangente. E por isso o prémio que paga pelo seguro é maior, já que a pode acionar se estiver apenas incapacitado para obter sustento, mas conseguir fazer a sua vida de forma autónoma. Ou seja, existem outros tipos de invalidez que são mais restritivas como o Invalidez Total e Definitiva (IAD).
Se está em dúvida qual a melhor cobertura para o seu caso concreto, preencha o formulário abaixo e esclareça todas as suas dúvidas com um dos nossos consultores certificados.