SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

A variação da Euribor não acaba! E agora? Taxa fixa, variável ou mista, qual escolher?

Crédito Educação Financeira Finanças Pessoais Literacia Financeira Orçamento Familiar

A variação da Euribor não acaba! E agora? Taxa fixa, variável ou mista, qual escolher?

2 min Partilhar 5 de Outubro, 2023

Search
Generic filters
Exact matches only
Euribor Crédito Habitação

Se quer comprar casa ou se tem um crédito habitação certamente acompanha com atenção a variação da Euribor, que parece não acabar mais. E até já deve ter pensado no que deve fazer: manter a taxa de juro atual do seu contrato ou mudar? De facto, qual é a melhor taxa: fixa, variável ou mista?

Infelizmente, não temos uma resposta única para lhe dar. Só lhe podemos dizer que depende. Ou seja, a melhor taxa é a que melhor se adequa ao seu caso concreto.

Mas para o ajudar, vamos neste artigo explicar, de forma simples, a relação de cada uma delas com a prestação mensal do seu crédito habitação.

Taxa de juro fixa

Ter um contrato de crédito habitação com taxa de juro fixa, significa que, logo à partida, ao contratar o crédito, sabe quanto vai pagar por mês pelo dinheiro que pediu emprestado ao banco. Ou seja, as sucessivas alterações da Euribor não afetam a sua prestação mensal, que se mantem sempre igual.

Claro que isto é positivo para si, numa altura de subida da Euribor. Mas quando a Euribor descer, será que compensa?

Taxa de juro variável

Neste caso, pelo dinheiro que pediu ao banco, vai pagar uma taxa de juro que resulta da soma de um indexante (a Euribor) e um spread, que representa o risco que o banco tem ao lhe emprestar dinheiro. Por isso se não tem incumprimentos bancários (ou seja, nunca deixou de pagar os seus créditos) tem certamente um spread mais baixo do que quem nos últimos nos já falhou pagamentos ao banco.

Se tem (ou se está a pensar contratar) um crédito habitação a uma taxa variável saiba que a sua prestação mensal depende da variação da Euribor, e é ajustada na data de renovação do indexante. Isto quer dizer que se o contrato é indexado à Euribor a 6 meses, de seis em seis meses a sua prestação muda.

Na situação atual de subida da Euribor, a sua prestação não para de subir. Mas em situações de descida da Euribor, a sua prestação desce.

Taxa de juro mista

Se optar por uma taxa mista, no início do contrato, pelo prazo que escolher (2, 3, 4, 5 anos ou mais) o seu empréstimo é à taxa fixa. Depois, até ao final do prazo do contrato tem uma taxa variável.

Ter um crédito habitação com taxa mista tem como vantagem poder fazer uma melhor gestão do seu orçamento nos primeiros anos do contrato, sendo que nos anos seguintes a prestação vai depender da variação da Euribor.

Fale connosco

Sabemos que a decisão não é fácil e que, como dissemos, depende do seu caso concreto. Por isso temos uma equipa especializada que o vai ajudar, vai analisar a sua situação financeira e encontrar tipo de taxa que melhor se ajusta ao seu orçamento. Vamos ajudar a pagar menos pela prestação do seu crédito, mas também o prémio dos seguros que lhe estão associados. E claro, sem custos para si.

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos


Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro