Poupar no seguro de vida habitação é uma das soluções para equilibrar o seu orçamento familiar quando se prevê um cenário de inflação e abrandamento da economia para 2024.
Recentemente o Banco de Portugal reviu em baixa as projeções para o crescimento do PIB em 2024, de 2,7% para 2,1%, devido à queda das exportações e do consumo privado. Simultaneamente prevê uma ligeira subida da inflação em 2024, o que não é certamente uma boa notícia para as famílias, já que os preços vão continuar a subir.
De facto, estes dados apontam para que 2024 continue a ser difícil para o seu orçamento. Por isso é importante começar já a pensar em fazer novos cortes e ajustes nos seus gastos mensais para manter o controlo das suas finanças.
E se lhe dissermos que reduzir os prémios dos seguros, nomeadamente o do seu crédito habitação, pode ser a solução? A Reorganiza ajuda.
Não é obrigatório contratar o seguro de vida do seu crédito habitação no banco que lhe concedeu o empréstimo
De facto, não tem de contratar o seguro de vida do seu crédito habitação na instituição financeira que lhe concedeu o crédito. Tem total liberdade de o contratar numa outra seguradora. Apenas tem de provar que tem um seguro de vida válido com as condições que o banco lhe exige. Isto é, com o capital igual ou superior ao seu crédito e tendo como beneficiário o banco.
E ao contratá-lo noutra seguradora pode poupar mais de metade do valor do prémio que o banco lhe cobra. Concorda certamente, que esta redução o vai ajudar a manter o seu orçamento equilibrado.
O spread é usado como incentivo para que o contrate em conjunto com o crédito habitação
Uma redução no spread é a forma que os bancos têm para o convencer a contratar o seguro de vida em simultâneo com o crédito habitação. Mas não se engane, não lhe estão a dar nada. Isto porque como têm seguradoras associadas, vão ganhar através do prémio que lhe cobram pelo seu seguro.
O valor que paga pelo seguro consta da Ficha de Informação Normalizada Europeia que tem em seu poder
A Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que recebeu inicialmente como proposta e depois na altura da contratação do crédito tem todos os custos associados ao seu crédito, nomeadamente quanto paga pelo seu seguro e a bonificação no spread inerente.
Use a FINE para negociar o seu seguro.
Pegue nas condições do seguro de vida que o banco lhe impõe e peça cotação a outras seguradoras. Depois compare as propostas. Analise se têm as mesmas coberturas e exclusões e opte pela mais barata. Veja quanto vai poupar se o contratar.
Por fim peça ao seu banco uma nova proposta sem a contratação do seguro e analise qual o impacto na prestação mensal.
Faça o balanço entre o que poupa no seguro e o que perde na prestação para decidir. Vai concluir que pode poupar até 60% no seu seguro vida habitação.
Fale com a Reorganiza sobre o seu seguro vida habitação
Contactar todas as seguradoras, analisar as propostas e negociar o seu crédito leva tempo e pode ser desgastante. E esta até pode ser a razão por que ainda não o fez.
A boa notícia é que a Reorganiza faz este trabalho por si gratuitamente. Temos uma equipa de consultores especializados que o vão ajudar. Connosco as suas finanças estão em boas mãos.