SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

10 benefícios sociais valorizados pelos trabalhadores (Parte II)

Finanças Pessoais Gestão Financeira Poupar Dinheiro

10 benefícios sociais valorizados pelos trabalhadores (Parte II)

2 min Partilhar 14 de Fevereiro, 2024

Search
Generic filters
Exact matches only
Benefícios Sociais

Oferta do dia do aniversário

Outro benefício cada vez mais valorizado pelo trabalhador é a oferta do dia de aniversário que, pode ser extensível ou não ao agregado familiar. Afinal de contas, quem não gosta de comemorar o seu dia de anos fora do seu trabalho?

Dispensa da 6ªF à tarde ou semana de 4 dias

Já há alguns anos que várias empresas adotam a dispensa da 6ªF à tarde para os seus colaboradores. Na prática, é uma forma de prolongar o fim-de-semana ao trabalhador. Afinal de contas, o descanso é sempre bem visto por qualquer colaborador!

Mais recentemente, e principalmente depois da pandemia, a semana dos 4 dias tem vindo a ganhar força como forma de proporcionar mais tempo aos colaboradores para conciliarem a vida profissional com a sua vida pessoal. Segundo alguns estudos, são várias as empresas a testar este modelo de negócio e os resultados têm sido bastante positivos no que diz respeito ao aumento da produtividade bem como na satisfação pessoal do trabalhador.

Apoio psicológico

A oferta de regalias que contribuam para o bem-estar e saúde dos colaboradores é sempre um fator motivacional e de retenção de talentos.

Este tipo de oferta ganha uma maior relevância quando os seguros de saúde não cobrem a saúde mental (infelizmente, são a maior parte). Por exemplo, a entidade patronal pode disponibilizar vales para consultas de psicologia ou psicoterapia. Não raras as vezes, as pessoas não procuram ajuda psicológica, simplesmente, por falta de dinheiro.

Incentivos ao bem-estar familiar e pessoal

Promover e contribuir para o bem-estar do colaborador é outra vertente à qual as empresas estão cada vez mais atentas, ajudando assim financeiramente os colaboradores ao mesmo tempo que lhes permite o acesso a diversas experiências, produtos ou serviços.

Nesse sentido, é muito comum:

  • a oferta de vales;
  • ou a criação de parcerias comerciais de lazer.

Entre as mais usadas, temos:

Vale Creche

Apoio à infância e à educação em diversos estabelecimentos que os aceitem.

Vale Pet

A ser utilizado em estabelecimentos que os aceitem como meio de pagamento ou seguro de saúde animal já disponível em diversas entidades.

Vale Cultura

Este vale permite o acesso a diversos espetáculos (por exemplo, teatro ou cinema);

Vouchers de lojas

Ofertas e descontos para produtos de lazer ou equipamentos eletrónicos.

Vale ginásio

O apoio que faltava para a prática de exercício físico, sendo um incentivo para combater o “sedentarismo” que infelizmente ainda está presente em grande parte da nossa população.

Parcerias com atividades de lazer

Outro benefício que cai nas “boas graças” do trabalhador são as parcerias para atividades de lazer, em que o colaborador pode beneficiar de condições especiais para a prática de atividades radicais, passeios ou viagens, por exemplo.

Parcerias comerciais

Também é possível a criação de parcerias comerciais com diversos estabelecimentos onde os colaboradores podem beneficiar de descontos e demais condições vantajosas. Por exemplo, desconto em clínicas de estética, cabeleireiros, ginásios, farmácias, parques de estacionamento, entre outras.

 

Todo este tipo de ofertas ou regalias não previstas na lei, enquadra-se naquilo a que vulgarmente chamamos de “salário emocional”, e não deve ser esquecido o impacto e peso que este tem sobre o salário monetário.



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro