Se é importante que tenha um seguro de saúde atendendo às filas de espera que infelizmente existem no Serviço Nacional de Saúde, também saber quanto custa, é vital para o seu orçamento familiar.
Antes de mais tenha em conta que um seguro de saúde não é o mesmo que um plano de saúde. Enquanto o seguro de saúde lhe permite aceder a um conjunto de cuidados médicos no setor privado (pagando menos do que pagaria se recorresse a título particular aos mesmos serviços), um plano de saúde é na realidade um cartão de descontos em serviços médicos, comercializado por algumas entidades.
Quanto lhe custa um seguro de saúde depende de vários fatores
Antes de mais lembre-se que se trata de um seguro. Ou seja, está a fazer um contrato com uma seguradora que se compromete a pagar determinados atos médicos em seu nome, cobrando-lhe por isso um valor mensal, denominado prémio.
E quanto maior o número de atos médicos que seja obrigado a pagar, maior é o valor que a seguradora lhe vai cobrar pelo seu seguro de saúde.
Mas vamos por partes
1) Quanto maior o número de atos médicos maior é o prémio
À semelhança dos outros seguros, quanto maiores forem as coberturas, no caso concreto, quanto maior o número de serviços médicos que quiser incluir, e menores as exclusões, maior o prémio que vai pagar.
2) Ao incluírem doenças pré-existentes o prémio é maior
A generalidade dos seguros de saúde não cobre doenças pré-existentes, ou seja, não paga operações ou tratamentos que sejam necessários por doenças que já existiam na data em que contratou o seguro. Mas caso incluam, como já sabem que vão, algures no tempo, incorrer em custos, mais lhe vai custar anualmente o seu seguro de saúde.
3) Períodos de carência, franquias e limites baixam o custo do seguro
Se o seguro só paga um determinado ato médico:
- alguns meses após a sua contratação (período de carência)
- ou depois de ter pago do seu bolso um determinando montante (franquia)
- ou fixa um limite máximo para as respetivas despesas (por exemplo fisioterapia)
Então o custo do seu seguro baixa.
Isto porque ao impor estas limitações a seguradora reduz o valor que vai pagar, já que o obriga a si pagar o valor na sua totalidade.
4) Aos 60 anos paga mais do que aos 30
De facto, sendo as restantes condições idênticas, o valor do prémio depende ainda da sua idade. Isto porque as seguradoras assumem que à medida que a idade avança maior a probabilidade de ficar doente e recorrer a cuidados médicos. E consequentemente mais vai ter de pagar.
Como escolher então um seguro de saúde?
Ao escolher um seguro de saúde tem de ter em conta todos os aspetos anteriores. Por isso não olhe só para o prémio. Um prémio menor pode significar que quando mais precisar as suas despesas podem não estar cobertas.
Atenção à validade do seguro de saúde
Tenha em atenção que há seguros de saúde que se forem contratados antes dos 55 anos são vitalícios, mas se os fizer mais tarde podem ter limite de idade (normalmente 70 anos). Veja atentamente as condições antes de assinar o contrato
Mas quanto custa de facto um bom seguro de saúde?
Não existe um valor standard, porque como dissemos depende do inúmeros fatores e das suas necessidades especificas, mas diríamos que entre os 50 e 70 euros mensais teria um bom seguro de saúde.
Na Reorganiza temos uma equipa de consultores especializados em encontrar o melhor seguro de saúde para a sua realidade e contexto. Fale connosco sem compromissos, seja para estudar a possibilidade de fazer um novo seguro de saúde, seja para confirmar que o que tem atualmente tem as melhores condições.