Continuando a nossa série sobre como criar um orçamento onde já abordamos diversos aspectos essenciais para que a criação e manutenção de um orçamento em finanças pessoais, não poderíamos encerrar esta série de artigos sem publicar um artigo recomendando uma ferramenta de trabalho.
Para todos os leitores que iniciaram a leitura desta série através deste artigo, deixem-me relembrar que abordamos diversas questões relacionadas com a criação de um orçamento.
No primeiro artigo sensibilizamos para o facto de um orçamento não ser só cortar despesas. Um orçamento é planear, identificar e preparar o caminho para uma vida financeira equilibrada. É identificar as fragilidades e procurar as solucionar.
No segundo artigo da série focaliza-mo-nos na organização pessoal e financeira como elemento chave da orçamentação. Atribuímos importância à categorização tanto das despesas como das receitas.
No terceiro artigo da série desmistificamos o carácter racional da elaboração de um orçamento e abordamos a importância da motivação e atitude positiva para manter um orçamento ativo e atualizado.
É Hora de Conhecer uma Ferramenta de Trabalho
Não há muito tempo atrás estive a desenvolver uma ferramenta em Excel para disponibilizar aos nossos leitores. No entanto, assim que conheci a ferramenta do colega Daniel Pinto tal pensamento desvaneceu-se. O colega Daniel Pinto possui uma ferramenta em Excel, grátis, simplesmente fantástica e com uma qualidade técnica incrível. É uma honra ter utilizado a sua ferramenta no ano de 2011.
Atualmente utilizo uma aplicação no meu tablet android da Samsung, que me permite adicionar outro tipo de informação como por exemplo, coordenadas e fotografias dos recibos. A aplicação é a Expense Manager. No entanto, não consigo me separar da ferramenta elaborada pelo colega Daniel Pinto devido à quantidade de informação disponível para análise.
Todavia, para os leitores que pretendem um ferramenta fiável e com imensa informação, esta ferramenta Excel é mais do que suficiente e permitam-me até dizer, com todo o respeito pelo trabalho do Daniel, é demais para o que realmente é necessário.
A ferramenta é versátil e adaptável a cada realidade financeira. Para destacar deixo aqui algumas das funcionalidades da ferramenta, bem como um vídeo de apresentação da ferramenta.
Funcionalidades
Totalmente desenvolvido com fórmulas para o Microsoft Excel 2010:
- Personalizar os descritivos das rúbricas;
- Registar as receitas, despesas e disponibilidades;
- Elaborar estimativas de receitas e de despesas para 2012;
- Analisar o desvio das estimativas relativamente ao valor real;
- Avaliar o cumprimento previsional;
- Dashboard (painel de controlo) com indicadores mais relevantes;
- Extrato de contas bancárias
Outros Artigos Desta Série:
- Como Criar um Orçamento – Parte I;
- Como Criar um Orçamento – Parte II;
- Como Criar um Orçamento – Parte III;
Está com Dúvidas e Não Sabe o que Fazer?
Se está com dúvidas e não sabe o que fazer por que não marcar a sua consulta de diagnóstico financeiro gratuito? Em alternativa, poderá inscrever-se num dos nossos workshops de finanças pessoais e começar já hoje a melhorar a sua vida financeira!