No Dia Mundial da Saúde aproveite para fazer uma corrida mesmo que seja apenas uma pequena distância, já que o importante é manter-se ativo. O seu corpo e a sua mente irão agradecer.
A corrida é um desporto para todas as idades e tem ganho cada vez mais adeptos. Se há uns anos era raro ver alguém a correr, agora basta passear em zonas à beira rio ou em jardins para ver um sem número de pessoas sozinhas ou em grupo a praticar este desporto. E já para não falar do seu número de corridas que se fazem aos fins de semana e da crescente adesão às mesmas.
Porque ganhou a corrida tantos adeptos?
A razão é simples.
Correr é barato. Não implica estar inscrito num ginásio (e pagar mensalidade), não precisa de grandes investimentos em equipamentos (apenas se tem de assegurar que tem uns ténis adequados), não tem horários fixos nem duração pré-determinada.
Para além das vantagens financeiras há ainda que contar com os inúmeros benefícios que a corrida tem para a saúde física e mental. E estes são cada vez mais importantes para cada um de nós.
Os benefícios da corrida
Para a saúde física
São inúmeros os benefícios para a saúde:
- Facilita o emagrecimento e aumenta a massa muscular;
- Ativa a circulação sanguínea, reduzindo os riscos de problemas cardíacos
- Reduz a variação da pressão arterial
- Fortalece os músculos
- Estimula a formação de massa óssea, diminuindo o risco de osteoporose
- Melhora o nível de colesterol
- Melhora a respiração e aumenta a capacidade cardiorrespiratória
- Aumenta a eficiência do metabolismo
Para a saúde mental
Mas os benefícios para a saúde mental são não menos importantes que os anteriores, já que:
- Diminui o stress;
- Proporciona sensação de bem-estar;
- Combate a depressão;
- Melhora da qualidade do sono;
- Estimula a formação de neurônios e melhora a memória;
- Aumentar a autoestima;
- Aumentar a expectativa de vida;
- Permite e estimula a socialização
- Reduz o isolamento.
Mas tenha cuidado com o modo como corre
Sim, a corrida tem benefícios, mas para que estes sejam de facto evidentes, tem de ser praticada tendo em conta alguns cuidados básicos.
Antes de mais convém que saiba qual a sua condição física. Para isso antes de começar a correr consulte o seu médico e avalie a sua condição física.
Depois não se aventure logo com grandes distâncias. Lembre-se que Roma a Pavia não se fizeram num dia.
Comece por fazer caminhadas. A respiração irá melhorar e a sua forma física também. Só depois deve começar fazer pequenas corridas. Mas claro a sua opção pode ser outra.
Se não é fã de caminhadas pode começar logo com pequenas corridas mas com cuidado redobrado. Defina uma rotina. Nas primeiras vezes irá custar-lhe controlar a respiração e os músculos ir-se-ão ressentir. Mas com a repetição irá conseguir controlar a respiração e deixará de acabar a corrida a sentir que lhe passou um camião por cima.
Com o tempo irá aumentar a distância e sentir-se-á cada vez mais confiante.
Mas lembre-se que o esforço em demasia pode trazer-lhe lesões musculares e nos joelhos. Corra com moderação e em caso de lesão recupere totalmente antes de tornar a correr. E sobretudo use calçado adequado.
A corrida melhora a autoestima e aumenta da socialização
Ao correr vai conseguir superar os seus desafios que se propõe atingir – seja ela participar numa determinada corrida, correr mais quilómetros. A sua autoestima irá aumentar e sua sensação de bem-estar também.
Corra ao ar livre e junte-se a grupos de corrida, são boas formas de conhecer pessoas com os mesmo interesses. Se tem problemas de solidão, acredite é uma boa forma de arranjar amigos.
Mas lembre-se que a corrida tem de ser um prazer e não um sacrifício e por isso tenha em atenção as suas eventuais limitações físicas.