Se tem problemas de incumprimento bancário pedir um novo crédito pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. Se tem prestações financeiras em atraso numa instituição financeira e o banco onde pediu um novo empréstimo o recusou, não desespere. Existem formas de resolver a situação e conseguir um novo empréstimo. Nós ajudamos.
Os bancos têm acesso ao seu historial de crédito
O novo empréstimo foi-lhe recusado por ter dívidas no sistema financeiro, mesmo que seja numa outra qualquer instituição de crédito. Isto porque os bancos têm conhecimento do seu historial de crédito, nos últimos 5 anos, através do seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. E nele constam todos os créditos que tem em curso bem como os potenciais (como o limite do cartão de crédito), o montante que ainda tem em dívida, a data fim dos empréstimos, o valor das prestações mensais e se existem algumas que não pagou.
E apesar de não lhes fornecer o seu Mapa de Responsabilidade de Crédito, ao pedir um novo crédito tem de dar autorização de consulta à Central de Risco do Banco de Portugal onde esta informação está registada e os bancos a vão consultar. Se não ser autorização de consulta o crédito é-lhe recusado de imediato.
Então como pedir crédito se tem pagamentos em atraso?
A solução imediata é regularizar as prestações que tem em atraso, mas esta pode ser uma solução impossível. Certamente deixou de pagar por ter dificuldades financeiras. E até ia fazer um novo crédito provavelmente para as pagar. Assim, pagar o que tem em atraso pode não ser o caminho a tomar. Mas existem outras soluções.
Adicionar um novo titular ao crédito
Se o crédito lhe foi recusado a si, junte ao pedido do novo crédito um outro titular. Se este não tiver incumprimentos no sistema financeiro o crédito pode ser aprovado com o pressuposto de que será este a assegurar o pagamento da dívida.
Adicionar um fiador ao crédito
A solução é similar à anterior, já que se não pagar as prestações do novo crédito, será o fiador a pagar. E para o banco o importante é recuperar o valor que lhe emprestou.
Mas não tem de pedir um novo crédito para pagar o incumprimento
De facto, para regularizar as prestações em dívida dos empréstimos que contraiu não tem de se endividar mais. Pode optar por renegociar os seus créditos.
Para renegociar um empréstimo em incumprimento, tem de ir junto da instituição financeira onde o contratou. Como também têm interesse em que pague o crédito que lhe concederam podem propor-lhe alterar o plano de pagamento do mesmo, ajustando-o à sua capacidade financeira, por exemplo aumentando o plano de pagamento.
Mas existe outra opção mais vantajosa que lhe permite reduzir significativamente os seus encargos financeiros mensais: a consolidação de créditos. Consiste em juntar todos os empréstimos num só para baixar a prestação mensal. E se der como garantia um imóvel, a consolidação é feita num crédito hipotecário, isto é, com condições idênticas ao crédito habitação, ou seja, com um prazo mais longo, e a redução da sua prestação é ainda maior.
Nós ajudamos
Este processo pode ser complicado, mas estamos aqui para o ajudar sem qualquer encargo para si. Temos uma equipa especializada que o vai ajudar a não ter problemas de incumprimentos com o seus créditos e assim ter uma vida financeira tranquila. Com a Reorganiza as suas finanças estão em boas mãos.