Se vai comprar a sua casa com recurso a Crédito Habitação, saiba que há dois seguros obrigatórios que tem de contratar. Estamos a falar do Seguro de Vida Crédito e do Seguro Multirriscos. E claro são custos que acrescem à prestação mensal que tem de pagar pelo valor que pedir emprestado. Mas a boa notícia é que não os tem de contratar junto da entidade que lhe concedeu o crédito, e assim pode poupar. Neste artigo fique a saber como
Porque existem seguros obrigatórios ao contratar um Crédito Habitação?
A instituição financeira que lhe emprestar o valor que precisa para comprar a sua casa, vai assegurar-se de duas coisas: que recebe de volta o valor do empréstimo e que o imóvel não perde valor enquanto durar a sua dívida.
Assim, e apesar de terem a hipoteca do imóvel como garantia do empréstimo, para assegurar o cumprimento de ambas as premissas, a instituição financeira exige que contrate dois seguros, com finalidades diferentes: um seguro de vida e um seguro multirriscos.
O Seguro de Vida Crédito
Ao contratar um Crédito Habitação tem a responsabilidade de pagar mensalmente as prestações acordadas. Se lhe acontecer alguma fatalidade, existindo um seguro de vida associado ao crédito, o banco aciona o seguro, e a seguradora reembolsa o banco do valor do crédito ainda em dívida.
Note que o valor do capital associado ao seguro de vida é sempre o valor em dívida do empréstimo. E como o banco recebe a totalidade do valor em dívida, os seus herdeiros ficam com o imóvel livre de encargos. Ou seja, não lhes deixa dívidas como herança.
O Seguro Multirriscos
Por outro lado, o Seguro Multirriscos garante que o imóvel não perde valor se ocorrer algum acidente, como um incêndio ou inundação, por exemplo. Como o seguro cobre os custos de reparação do imóvel, a sua casa não se desvaloriza.
Mas não tem de contratar os seguros na instituição que lhe concede o crédito
É certo que os bancos têm interesse que estes sejam contratados através deles. Isto porque têm seguradoras associadas o que lhes permite ganhar também com essa contratação. E, usam a redução do spread do crédito para o incentivar a contratá-los em conjunto com o Crédito Habitação.
Mas na realidade tem toda a liberdade de contratar os seguros com a seguradora que quiser, ou seja, com a que lhe oferecer melhores condições. Apenas tem de assegurar-se que os seguros estão ativos nas condições exigidas pela instituição financeira.
Peça simulações e propostas
Se tem liberdade de escolha, então tem de decidir onde os contrata. Para isso tem de comparar o que paga pela prestação e pelos seguros contratando-os em conjunto com o Crédito Habitação, ou em separado.
Assim junto da instituição financeira peça uma proposta com e sem seguros associados e analise atentamente a FINE que lhe entregarem. Peça também uma proposta de seguros (nas condições impostas) a outras seguradoras.
Depois faça contas, compare as propostas na ótica do custo total, ou seja, com o valor da prestação e do prémio dos seguros, E claro, opte pela mais barata.
Fale com a Reorganiza sobre os Seguros do seu Crédito Habitação
Como sabemos que a recolha e escolha das propostas lhe vai custar tempo, e tempo é dinheiro, fale connosco. Temos uma equipa especializada que o vai ajudar, não só a baixar a prestação do seu crédito, mas também o prémio dos seguros que lhe estão associados. E claro, sem custos para si. Connosco as suas finanças estão em boas mãos.