Na Reorganiza somos especialistas em solucionar problemas de excesso de endividamento, seja através da intermediação de crédito ou renegociação das condições de crédito. No desenvolvimento da nossa atividade temos sido confrontados com inúmeros clientes que vão tendo más experiências com consultoras financeira, pelo que gostaríamos de deixar um conjunto de alertas.
Não Pague Comissões de Análise de Crédito:
A procura de crédito online costuma levar um conjunto extenso de clientes a sites que prometem crédito fácil com pré-aprovação na hora. Neste contexto, saiba que as consultoras financeiras não têm poderes para aprovar ou pré-aprovar créditos na hora. A pré-aprovação diz respeito ao cumprimento de um ou dois critérios que podem induzir a aprovação futura de crédito. No entanto, a aprovação definitiva de crédito é um processo extenso e meticuloso e só pode ser garantido pelas próprias instituições financeiras, pelo que não deverá olhar para a pré-aprovação comunicada como um dado adquirido.
Na posse da informação de pré-aprovação, diversas consultoras financeiras cobram comissões de análise para avançar com o processo (tipicamente um valor entre €70-€90). Infelizmente, grande parte destes processos chumba nos filtros das financeiras, não dando origem à devolução do custo de análise. Ou seja, o cliente entrega o seu dinheiro a uma consultora e não tem qualquer garantia de sucesso.
Um alerta: NUNCA PAGUE COMISSÕES DE ANÁLISE OU DE AVALIAÇÃO. Existem várias empresas que não cobram esta comissão e que são remuneradas apenas em caso de sucesso. Com estas empresas, não corre esse risco!
Atenção ao Contrato
Caso pretenda avançar com o processo de análise de crédito e na eventualidade de lhe ser solicitada uma comissão de análise, procure que exista um contrato que regule a relação entre si e a consultora financeira.
Ao analisar o contrato, tenha especial atenção aos dados de localização (morada) e contactos. Na prática, muitos destes contratos têm um apartado como morada. Assim, será impossível localizar a empresa e muito difícil apresentar qualquer queixa.
Procure Informação Sobre a Empresa
A internet permite ter acesso imediato aos dados das empresas. Nos sites poderá constatar as informações principais e avaliar a credibilidade da empresa. Aliás, vários fóruns falam dos riscos e de más experiências de outros clientes, bastando uma simples pesquisa. Faça da pesquisa na internet um hábito e proteja-se de empresas menos sérias.
Quando se fala em dinheiro temos de ter muitas cautelas: (1) procurar aconselhamento credível (2) ser céticos e (3) usar de bom senso. Três ideias/cautelas genéricas que certamente irão melhorar a sua vida financeira.
Caso esteja à procura de um crédito, saiba que os nossos parceiros não cobram comissões de avaliação e assinam sempre um contrato que regula os seus direitos e deveres. Se precisar de algum apoio ou se já passou por uma má experiência envie-nos os seus comentários e conheça as nossas soluções!