SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Dicas para vencer a inflação no supermercado

Poupar Dinheiro

Dicas para vencer a inflação no supermercado

4 min Partilhar 7 de Fevereiro, 2023

Search
Generic filters
Exact matches only

Numa altura em que a subida de preços dos alimentos parece não dar tréguas ao nosso orçamento, conhecer dicas para vencer a inflação nas compras de supermercado é um trunfo que pode usar a seu favor.

Certamente que no supermercado gasta cada vez mais nos produtos que compra habitualmente. E claro, tem a sensação desagradável de que, provavelmente, na próxima vez ainda será pior. Se a isso juntar o aumento das prestações dos seus créditos provocado da subida das taxas de juro, o seu desânimo pode ainda ser maior.

Mas como diziam os meus avós, onde há um problema há uma solução. E por isso existem alguns truques que pode usar para baixar a sua conta do supermercado. Mas exigem alguma atenção e persistência da sua parte. Siga as nossas dicas e verá que a conta do que gasta em alimentação irá baixar.

1. Deixe de fazer compras ao mês

Se já sabe que os preço podem subir, comprar ao mês pode parecer algo que não devia mesmo de deixa de fazer. Mas é exatamente ao contrário. E a razão está no desperdício e na oportunidades que perde quando faz compras ao mês.

Ao fazer compras ao mês está a considerar apenas quantidades estimadas do que pode precisar, e não o que realmente precisa. Seja sincero, quantas vezes comprou produtos que pensou que poderia gastar, e que hoje ainda estão na despensa?

Por outro lado, os supermercados fazem promoções semanais, pelo que, se comprar ao mês está a perder a oportunidade de os comprar em promoção.

Feitas as contas não compensa fazer compras ao mês. Está a gastar mais do que devia. E por isso a sua mudança de hábitos que tem de começar já.

2. Planeie as refeições semanalmente

Este é um bom hábito por várias razões. Por um lado, reduz o stress diário, e por outro, acaba com desperdício alimentar, permitindo-lhe desta forma poupar dinheiro.

Na correria do nosso dia a dia, chegar a casa e ainda ter de pensar o que vai fazer para o jantar (e que dê para levar para o seu almoço ou dos miúdos no do dia seguinte) é um stress que certamente gostava de não ter.  Se tiver planeado antecipadamente o que vai fazer para o jantar é certamente muito mais fácil.

Por outro lado, ao planear com antecedência as refeições semanais pode apenas comprar o que precisa e não tem em casa, evitando o desperdício.

Assim, o nosso conselho é que, por exemplo, ao fim de semana planeie as refeições da semana. E nem todas tem de ser de pratos novos, considere um ou duas refeições de sobras das refeições anteriores. E que tal uma de tapas e petiscos?

Veja o que tem a acabar o prazo de validade

Dê uma olhada no seu frigorifico e na despensa. Veja se tem produtos com validade a acabar e considere fazer uma ou mais refeições com eles. Será uma forma de reduzir o desperdício e a conta do supermercado.

3. Faça uma lista de compras

Se já planeou as suas refeições para a semana, chegou a hora de ver o que precisa para as confecionar. Faça uma lista do que tudo o necessita, depois retire da lista tudo o que já tem em casa.

O que permanecer nessa lista é o que tem de comprar nessa semana no supermercado. Junte nessa lista produtos de limpeza e higiene e a sua lista está feita. Pronto agora é só ir às compras e levar uma calculadora (já explicamos porquê).

4. No supermercado tenha cuidado com as “armadilhas”

Ao chegar ao supermercado todo o cuidado é pouco e por isso não caia nas “armadilha” que todos os supermercados têm. Esta é uma das melhores dicas para vencer a inflação no supermercado que lhe podemos dar.

Não saia da lista de compras

Um supermercado está cheio de tentações. Lembre-se que planeou ao pormenor tudo o que precisa. Assim, compre só o que está na lista. Não fuja dela mesmo que a promoção seja tentadora. Lembre-se se não está na lista não precisa.

Atenção às prateleiras

Um dos truques usados nos supermercados é de o pôr ao nível do nossos olhos os produtos mais  caros. Não se deixe enganar. Antes de tirar o produto da prateleira olhe para as de cima e para as de baixo. Encontrará certamente o mesmo produto mais barato.

Opte por marcas brancas

Esse é um conselho que não nos cansamos de dar. As marcas brancas são na sua generalidade de boa qualidade e o preço é significativamente menor. Troque o produto de marca por um idêntico de marca branca. O seu orçamento agradece.

Atenção ao preço por quilo

Como forma de contornar a inflação alguns produtos mantiveram os preços, mas reduziram a quantidade da embalagem. Não se deixe enganar. Na altura de escolher o que comprar use a calculadora (ora aqui está porque deve tê-la sempre à mão, mesmo que seja a do telemóvel), calcule o preço por quilo de várias embalagens do mesmo produto e compre o mais barato. E tenha em atenção que muitas vezes a embalagem maior não é a mais em conta.

Aproveite as promoções e descontos

Aproveite ao máximo promoções e descontos. E aqui até pode fugir um bocadinho da lista. Se, por exemplo, come arroz habitualmente, e esta semana está em promoção, mas não está na sua lista de compras porque ainda tem em casa, compre. As promoções mudam todas as semanas e o mais certo é não estar em promoção na próxima semana o incluísse na lista.

Se tem vários supermercados onde mora compare os preços

Como dissemos as promoções mudam todas as semanas e ainda por cima são as mesmas em todos os supermercados ao mesmo tempo.

Aqui o truque será comparar os preços dos produtos que precisa em cada um dos supermercados e comprar onde for mais barato, mesmo que signifique ir a mais do que um lado. Lembre-se que o importante será reduzir a sua fatura.

Felizmente já existem aplicações que o podem ajudar sem ter de ir fazer uma ronda a todos os supermercados na sua zona de residência. A app SUPER SAVE que pode instalar no seu telemóvel é uma boa ajuda.

Em conclusão

Se seguir as nossas dicas, vencer a inflação nas compras de supermercado é possível. E desta forma está a evitar que a inflação ponha em causa o seu orçamento familiar



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro