Em diversos momentos abordámos a consolidação de créditos como solução para diminuir o encargo mensal de diversos empréstimos. O objectivo da consolidação é claro e parece não haver dúvidas que no curto prazo é uma solução eficaz, pois permite um aliviar dos encargos financeiros mensais.
Parece ser opinião da generalidade que este tipo de solução de crédito fica bem mais caro (no global) do que a opção de pagamento individual de cada empréstimo. Na Reorganiza temos uma opinião distinta. Quanto bem utilizada, a consolidação de créditos pode ser um passo fundamental para aliviar o sufoco financeiro das famílias.
A Consolidação de Créditos Pode ser a Solução
No nosso artigo sobre Como Consolidar Créditos e Ganhar Dinheiro demonstrámos claramente que o mito que percorre a consolidação de créditos está ultrapassado e que os clientes, mesmo não possuindo o sufoco financeiro, devem olhar para esta solução como uma eventual oportunidade para ganhar dinheiro.
A ideia é trabalhar com todas as armas existentes no que toca ao crédito, nomeadamente, a consolidação, a amortização antecipada e a poupança com vista à amortização sem necessitar de incorrer em mais encargos para o fazer.
Contudo e de forma natural, o crédito consolidado sem estratégia associada é mais caro que a opção de amortização natural e individual de cada crédito. Por outras palavras, juntar créditos e aumentar prazo é mais caro que pagá-los naturalmente.
Se é Mais Caro Por Que Motivos Devemos Consolidar Créditos?
Regra geral recorrem à consolidação diversos tipos de clientes embora com uma situação creditícia muito semelhante, nomeadamente:
- Diversos créditos ao consumo;
- Diversos Cartões de Crédito;
- Ocorrência de desemprego no seio familiar;
- Diminuição do rendimento disponível;
- Nome na lista do Banco de Portugal.
Não quer dizer que cada cliente que recorra ao crédito consolidado esteja em todas as situações anteriores, mas regra geral encontra-se em pelo menos uma delas.
Estes casos são típicos da falta de sensibilidade financeira no que toca à gestão das Finanças Pessoais. Para agravar e reforçando o apresentado no artigo Consolidar Créditos 3 Dicas para Depois relembro que o sucesso de uma consolidação passa pelo controlo do consumo e a força de dizer não a mais crédito.
Por Que Não Criar Obstáculos para Depois da Consolidação de Créditos?
Efetivamente e para o bem de muitos dos clientes que recorrem à consolidação de crédito a existência de um banco de dados sobre o tema seria benéfico na medida em que impedia o acesso dos mesmos a mais crédito. Todavia, estes novos clientes assumem após a consolidação um novo panorama financeiro ficando muitos deles com uma taxa de esforço bem abaixo do limite de segurança.
Este fenómeno permite recorrer a mais crédito junto dos bancos e facilita o acesso a mais cartões de crédito junto dos principais fornecedores ou intermediários na colocação. Constamos um grande problema pois, na maioria dos casos, o impulso ao consumo pode levar a mais endividamento. Nestes casos sugerimos a marcação de uma consulta de diagnóstico financeiro para evitar agravar problemas financeiros.
Existe Alguma Solução Para o Meu Caso?
A Reorganiza tem-se focado nos últimos anos a ajudar as pessoas a reduzir as suas prestações financeiras, seja por via da negociação de créditos, consolidação de créditos ou muito simplesmente pela produção de conteúdos únicos. Existem sempre soluções para as situações de aperto financeiro pelo que se precisar não hesite e entre em contacto connosco. E por que não simular a sua nova prestação?
Comments (1)