SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Guia ETF’S (Exchange Trade Funds) – Parte II

Investir

Guia ETF’S (Exchange Trade Funds) – Parte II

2 min Partilhar 9 de Janeiro, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
riqueza

Voltando à nossa série sobre Exchange Trade Funds (ETF’s) vamos hoje conhecer algumas das características mais importantes destes instrumentos que têm vindo a dar que falar no mundo dos investimentos.

Recordando o conceito de Exchange Trade Funds, convêm mencionar novamente que estes instrumentos têm como principal objectivo replicar ou trakear um determinado índice na proporção de 1 para 1, tal qual mencionamos no nosso artigo sobre O que são Exchange Trade Funds.

pequenos negócios

Assim sendo, este objectivo único leva a classificar os ETF’s como instrumentos de gestão passiva que são contrários aos Fundos de Investimento que possuem uma gestão ativa.

Deste modo, vamos identificar algumas das características mais importantes dos ETF’s.

Transparência

A gestão passiva associada a um ETF torna transparente a evolução do mesmo, na medida em que é o encontro entre a oferta e a procura que determinam o seu preço. De igual modo, esta evolução é publicada em tempo real permitindo aos investidores visualizarem a evolução bem como tomarem decisões financeiras sobre essa evolução.

Liquidez

Como os ETF’s são transaccionados em bolsa é possível ao investidor decidir instantaneamente a opção de compra ou de venda sobre um ETF, atribuindo a este tipo de instrumento liquidez imediata.

Diversificação

Todo o potencial de um ETF está na sua diversificação, pois este só conseguirá atingir o seu objectivo de replicação se possuir na sua carteira todos os ativos que representam esse índice. Para o investidor normal esta possibilidade seria praticamente impensável e demasiado cara, tornando o potencial de investimento pouco atrativo.

Eficiência

Finalizando, os ETF’s são extremamente eficientes devido à sua estrutura de custos que, comparativamente com os fundos de investimento, é significativamente reduzida. Não existem nos ETF’s comissões de subscrição ou de resgate e quanto muito existe comissão de gestão mas a um valor bastante inferior à média dos fundos de investimento.

Os ETF podem ser ótimas ferramentas para ganhar dinheiro na bolsa. Lembre-se sempre que para poupar dinheiro e ganhar dinheiro nos investimentos deverá seguir algumas regras rigorosas. Por exemplo, deverá investir apenas o dinheiro que não lhe faz falta no dia-a-dia. Deverá ter uma conta poupança ou um depósito a prazo que lhe permita segurar alguma eventualidade ou emergência e… investir apenas nos produtos que conhece.

 



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro