SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Investir em Portugal está na moda. Quais as vantagens para não residentes?

Investir Poupar Dinheiro

Investir em Portugal está na moda. Quais as vantagens para não residentes?

2 min Partilhar 23 de Fevereiro, 2024

Search
Generic filters
Exact matches only
Investir em Portugal

Os não residentes têm apostado em Portugal, não só para morar mas também para investir, não só porque Portugal está na moda, mas também mas porque têm vantagens fiscais em fazê-lo.

As razões são simples: Portugal é um país com um bom clima, seguro, com infraestruturas de qualidade e no qual gozam de benefícios fiscais que não têm no seu país de origem.

Acresce que setores como a economia digital, construção, imobiliário e energia renováveis são setores com grande dinamismo. E por isso bastante atrativos para investidores estrangeiros que queiram estabelecer-se ou expandir os seus negócios em Portugal.

Os benefícios fiscais são o principal fator atrativo

Pagar menos impostos do que no país de origem, quer seja particular ou empresa é seguramente a principal razão para apostarem em Portugal.

Particulares podem ter taxa de IRS de 20%

Se é estrangeiro, mora ou trabalha em Portugal, mas não foi residente fiscal em Portugal nos últimos 5 anos, considere em mudar a residência fiscal para Portugal pedindo o estatuto de residente não habitual (NHR). Por 10 anos pode beneficiar de uma taxa de IRS de 20%, valor inferior ao que paga no seu país natal.

Mas tem de ser considerado como Profissional Científico e de Investigação

O Estatuto de NHR era muito lato até finais de 2023, mas foi alterado com o Orçamento do Estado de 2024. De facto, passou a ser mais restritivo ao definir que a partir de 2024, o estatuto só é atribuído:

  • a pessoas com rendimentos (por conta de outrem ou independentes) que resultem de carreiras de docentes no ensino superior ou de investigação científica;
  • a trabalhadores de empresas certificadas como “start-ups”;
  • a trabalhadores que ocupem postos de trabalho qualificados reconhecidos pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal ou pelo IAPMEI como relevantes para a economia nacional.

Mas os outros fatores também têm peso na decisão de vir morar para Portugal

De facto, têm. O clima ameno, a segurança que se vive em Portugal, a boa comida, a simpatia das pessoas, tudo isso são fatores que tornam Portugal um pais na moda onde é agradável viver e investir.

 



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro