Não ocorreram alterações em termos de dependentes no IRS 2012 comparativamente com o conceito de dependente no IRS 2011, no entanto, é sempre importante relembrar.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba o nosso MiniCurso de Orçamento Familiar e Poupança. Receberá também eBooks exclusivos “Guia do Crédito” e “Guia dos Investimentos”. Ajude a Reorganiza a chegar a mais famílias!
Perguntas e Respostas
Pais separados, em que a criança está a viver com a mãe, será que o Pai pode mencionar a menor como dependente na declaração de IRS 2012 ou faz menção apenas dos valores da pensão que entrega todos os meses?
Apenas pode ser incluído o dependente numa declaração de rendimentos, neste caso, na declaração entregue pela Mãe. O Pai deverá mencionar o valor da pensão de alimentos desde que esta tenha resultado de resolução judicial.
Sou solteiro, mas tenho uma filha que vive com a mãe, no entanto eu faço contribuições mensais (com o acordo da mãe) que não foram consagradas por nenhum juiz, embora eu tenha os comprovativos das transferências bancárias. Será que posso indicar esses valores na minha declaração de IRS na parte das pensões?
Apenas pode a declaração das contribuições mensais caso as mesmas tenham sido por resolução judicial e apenas no valor definido.
O meu filho teve rendimentos durante 2011 posso o incluir na minha declaração de rendimentos visto que tem menos de 25 anos?
Se o seu filho a 31 de Dezembro de 2011 tiver no máximo, até 25 anos e rendimentos até ao valor anual da remuneração mínima mensal, ou seja, 6 790 euros, pertencer ao seu agregado familiar e tenha frequentado ou concluído, no ano a que o imposto respeita, pelo menos o 11º ano de escolaridade ou cumprido o serviço militar ou cívico; pode incluir como dependente. Se não terá que preencher o IRS 2012 sozinho.
Gostou do artigo? Deixamos-lhe uma sugestão e um pedido. Por que não marcar a sua consulta financeira gratuita ou se preferir podemos ajudá-lo a preencher o seu IRS…
Partilhe este artigo com os seus amigos e ajude-os também a poupar dinheiro. Ajude a Reorganiza a chegar a mais pessoas.
Boa tarde,
Retornei ao meu país em novembro de 2012, depois de ter residido cá , durante 6 anos e ao retornar em novembro de 2019 , fui as Finanças e fui informado que tenho uma coima no valor de 275,00 euros, por não ter declarado o IRS, regente ao mesmo ano (2012)
A alguma coisa que possa ser feita? Ou isso é pagar e pronto?