SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Lei de Pareto na Gestão de Tempo e Desenvolvimento Pessoal

Coaching Desenvolvimento Pessoal

Lei de Pareto na Gestão de Tempo e Desenvolvimento Pessoal

3 min Partilhar 27 de Setembro, 2012

Search
Generic filters
Exact matches only
desenvolvimento pessoal

A grande maioria de nós já ouviu falar sobre a lei de Pareto e no seu impacto na gestão de tempo, gestão empresarial, economia, desenvolvimento pessoal, entre outros, principalmente se, ao longo da caminhada formativa, fomos confrontados com disciplinas na área das ciências sociais.

A lei de Pareto, criação do economista, Vilfredo Pareto, diz que 80% das consequências referem-se a 20% das causas, por outras palavras e do ponto de vista económico, 80% da riqueza do mundo concentra-se em 20% das pessoas.

Do mesmo modo e, em termos de gestão empresarial, pode-se afirmar, com um intervalo de confiança reduzido, que 80% das receitas advêm de 20% dos clientes. Já nas questões do desenvolvimento pessoal podemos igualmente pressupor que apenas 20% dos nossos comportamentos e atitudes contribuem para 80% do nosso sucesso pessoal em termos de resultados.

Esta percepção permite-nos questionar sobre quais serão os 20% de comportamentos positivos e quais serão os 80% de comportamentos acessórios que desviam o nosso foco do resultado desejado.

Como um dos recursos mais limitados que possuímos para o nosso desenvolvimento pessoal se resume ao tempo que dedicamos na procura e concretização de resultados positivos é essencial analisar esta área como elemento para o sucesso pessoal.

Gestão de Tempo como Motor do Desenvolvimento Pessoal

Neste campo, é indiscutível que todos temos que nos focar diariamente no que é essencial para o nosso desenvolvimento, bem como, no que é essencial para alcançar os nossos objectivos e metas.

Imagine que deseja perder 10Kg durante o período de um mês e para isso já estipulou uma estratégia diária, no entanto, em dias de pouca motivação deixa-se levar pelo conforto do seu dia e prefere dedicar algum tempo à leitura de emails cómicos ou à consulta do seu perfil no facebook.

Como poderá se focar no seu objectivo se este não é essencial na sua vida e se permite á sua mente procrastinar nos momentos decisivos para o sucesso.

Assim sendo, saiba quais são as 4 regras fundamentais para uma correta gestão do tempo de acordo com a lei de Pareto e que essas 4 regras ditam a sua capacidade de alcançar resultados positivos e extraordinários na sua vida.

Regra n.º 1 – Concentre-se no Essencial

Sem dúvida. O que pretende para a sua vida? Qual o seu Objectivo? A sua meta?

Se souber quais os resultados que pretende alcançar irá saber consequentemente quais as tarefas que necessita de concretizar. Essas tarefas devem ser consideradas como essenciais e merecem todo o seu foco e concentração.

Regra n.º 2 – O que é estratégico e o que é menos importante?

No que toca ao seu tempo para alcançar resultados positivos, distinguir as atividades estratégicas das menos importantes é distinguir o essencial do acessório a um nível máximo de resultados é fundamental para desejar o seu percurso para o sucesso.

Por exemplo, os líderes eficazes são focados em resultados positivos e não permitem desperdícios de tempo com tarefas que não sejam estratégicas para alcançar os resultados que pretendem. O acessório, eles delegam em pessoas eficazes para as concretizar.

Regra n.º 3 – Procure Valor Acrescentado?

Existem comportamentos e atitudes que nos devolvem valor positivo nas mais diversas vertentes das nossa vida, no entanto, outros comportamentos e atitudes devolvem-nos valor acrescentado, quase que exponencial.

Por incrível que possa parecer esses comportamentos absorvem menos esforço, dedicação e tempo e permite-nos colher mais resultados.

É urgente identificar estes comportamentos e dedicar mais tempo aos mesmos pois eles representam valor acrescentado.

Regra nº 4 – Poupe Tempo

No nosso exemplo do líder, referimos a delegação de tarefas acessórias como meio para libertação de tempo para tarefas estratégicas e essenciais.

É certo que muitas das suas tarefas acessórias ou dos seus comportamentos acessórios não os poderá delegar, no entanto, poderão ser optimizados com o objectivo de poupança de tempo para tarefas essências.

Para descobrir o que lhe “rouba” tempo no seu dia-a-dia, anote tudo o que faz. Por exemplo, pegue numa folha de papel e desenhe três quadrados. No primeiro quadrado escreva “Tarefas”, no segundo “Tempo despendido” e no terceiro “Observações” descrevendo cada tarefa.

Ao fim de um dia normal irá analisar essa folha de papel e certamente irá encontrar onde poderá poupar tempo no acessório para dedicar ao essencial.

Provavelmente irá ficar impressionado com a quantidade mínima de tempo que dedica ao que é essencial para a sua vida e sucesso.



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro