O que as seguradoras não querem que se saiba é certamente do seu interesse saber, porque se pode traduzir na poupança de algumas centenas de euros. De facto, se os seguros contemplam nas suas apólices benefícios que pode aproveitar em caso de sinistro coberto pelo seguro, por que não o faz? A resposta é simples: desconhece que tem direito a eles.
E não estamos a falar só de sinistros que desconhece que estão cobertos. Estamos também a falar de serviços de assistência ou de proteção às pessoas associados ao acionamento do seguro em caso de incêndio, inundações ou mesmo roubo ou vandalismo. E cuja utilização até pode compensar o valor de prémio que paga todos os anos.
Se não vejamos. Sabia que o seguro multirriscos:
1 Paga avarias provocadas por curto-circuito
Se devido a um curto-circuito, mesmo que não haja incêndio, um ou mais dos seus eletrodomésticos se avariar e não estiverem cobertos pela garantia do fornecedor, não se preocupe. O seu seguro paga a reparação até ao capital definido nas condições particulares, e independentemente do capital total seguro.
2 Para outras avarias o seguro paga a deslocação do técnico especializado a casa
O seu seguro multirrisco contempla um serviço de assistência que porventura desconhecia. De facto, se, em caso de avarias, acionar o serviço de assistência, o seguro envia a sua casa um técnico para reparar a reparação que necessita. Estamos a falar de canalizadores, eletricistas, carpinteiros, técnicos de ar condicionado, de estores ou TV e som bem como de eletrodomésticos. O seguro paga o custo da deslocação, ficando a seu cargo apenas o custo da reparação.
3 Paga danos provocados por queda de móvel ou candeeiro fixo
Se o seu armário da cozinha caiu, partindo todo o seu conteúdo e danificando outros bens que foram atingidos, mais uma vez não se preocupe. Não mexa em nada e acione o seu seguro. Este cobrirá todos os danos. O mesmo se aplica se lhe cair o candeeiro do teto.
4 Em caso de inundação todos os bens estragados estão cobertos
Se tiver uma inundação provocada por rotura de um cano, ou entupimento da rede de esgotos, todos os danos provocados quer no imóvel, como por exemplo o soalho, quer nos bens moveis como tapetes, cortinados sofás, estão cobertos pelo seguro. Tome nota, no entanto que, se a causa da inundação for uma torneira que ficou aberta, a menos que ocorra após uma falta de água, o seguro não irá pagar nada.
5 Paga gastos de lavandaria e restaurante
Se em resultado de um sinistro coberto pelo seguro deixar de poder utilizar a cozinha ou ficar sem máquina de lavar a roupa não se preocupe. Acione o serviço de assistência, para ser reembolsado dos seus gastos em restaurantes e lavandaria até ao montante definido nas condições particulares. Note, no entanto, que as faturas têm de ser emitidas com o número de contribuinte de quem contratou o seguro.
6 Garante reembolso das despesas de alojamento até estar concluída a reparação
Devido a sinistro coberto pelo seguro a sua casa pode deixar de estar habitável. Neste caso, o seguro cobre, pelo período máximo de 6 meses, as despesas de alojamento da sua família até a reparação estar concluída.
7 Paga o transporte de móveis para um armazém e seu regresso e casa
Esta é mais uma coisa que as seguradoras não querem que se saiba. Pois, se para além de não poder habitar a casa tiver de retirar dela todos os seus bens enquanto a casa é reparada, o seguro paga o transporte dos seus bens para um armazém até a reparação estar concluída e o seu posterior regresso, mas pelo período máximo de 6 meses.