Período de carência é um termo que certamente já ouviu falar e rapidamente o associa aos seus créditos financeiros, mas sabe que também existe período de carência em alguns seguros, nomeadamente no seu seguro de saúde? Sim, de facto existem e é por isso que deve ler atentamente as condições do seu seguro.
Mas o que é de facto um período de carência? E o que implica a sua existência no seu seguro? É o que vamos tentar esclarecer neste artigo.
O que é um período de carência?
Se estivermos a falar de um crédito financeiro, assim que o banco lhe emprestar o valor que pediu vai começar a reembolsá-lo, pagando uma prestação mensal. Essa prestação é normalmente composta por duas partes: capital e juros. Mas se no contrato estiver contemplado um período de carência, por exemplo de 6 meses, esse é o período no qual não vai reembolsar capital, ou seja, apenas vai pagar juros sobre o montante que pediu.
Assim, sendo o mesmo termo usado nos seguros, talvez pense que nestes o período de carência é o período no qual não paga o prémio do seguro, e pode usufruir das coberturas que contratou. Infelizmente não é assim.
Então o que é um período de carência nos seguros?
Nos seguros, o período de carência é o período durante o qual as coberturas que contratou não estão ativas. Ou seja, não pode beneficiar delas. E note que cada cobertura pode ter um período de carência diferente.
Os seguros de saúde são os que habitualmente têm períodos de carência
Os seguros de saúde são de facto os seguros que habitualmente têm período de carência. Isto porque as seguradoras se querem proteger da fraude e da existência de doenças preexistentes que os clientes não declaram, contratando o seguro especificamente para cobrir as despesas inerentes.
Mas existem outros seguros com períodos de carência. É o caso de alguns seguros de vida que incluem períodos de carência para certas situações, como por exemplo o suicídio o qual, quando existe, é de 2 anos.
Os períodos de carência variam com as coberturas contratadas
Como referimos num seguro de saúde não há só um período de carência. Normalmente existem vários.
Para consultas normalmente não existem períodos de carência (ou são reduzidos), mas para partos e internamento hospitalar habitualmente existem, podendo ir a até um ano e meio no caso dos partos. Já para algumas intervenções hospitalares podem ser de 6 meses.
Mas note que o período de carência só se aplica em caso de doença e não em caso de acidente.
Leia atentamente as condições do seguro antes de o contratar
O nosso conselho é que leia atentamente as condições do seguro antes de o contratar, não só quanto aos períodos de carência, mas também quanto às coberturas e exclusões.
Pode sempre falar connosco, e ajudamos em todo o processo
Como sabemos que a interpretação das condições do seguro podem não ser muito claras,
temos uma equipa de seguros especializada que o
ajudam que acompanham e ajudam a escolher o seguro mais económico e que
melhor se enquadre nas suas necessidades. Explicamos detalhadamente as coberturas, exclusões e períodos de carência. E ainda negociamos as melhores apólices para si diretamente com as companhias, sem qualquer custo adicional para si.