Se tem um seguro ou se está a pensar fazer um seguro tem de conhecer o conceito de período de carência. Neste artigo mostramos-lhe o que é um período de carência nos seguros e convidamos a deixar as suas dúvidas e comentários no final.
O Que É O Período de Carência?
Um período de carência é um espaço de tempo no qual não tem direito a ser ressarcido de algum sinistro. Ou seja, estará a pagar um prémio de seguro e não poderá ativar as garantias do seguro. Por exemplo:
- Seguro de saúde com cobertura de parto – Na maioria dos casos terá um período de carência mínimo de 9 meses. Tipicamente será de 12 meses. Saiba Como Escolher um seguro de saúde.
- Seguro de proteção ao emprego – Não poderá fazer um crédito com seguro de proteção ao crédito e ficar desempregado no mês seguinte.
Como estes existem outros exemplos. A ideia é evitar situações fraudulentas ou algum aproveitamento. Por exemplo, já estar grávida e querer que a companhia de seguros lhe pague um parto dentro de 1 mês.
Assuma Uma Postura De Prevenção
Infelizmente só nos lembramos dos seguros quando temos um sinistro. Mas a questão mais importante prende-se com o papel dos seguros. Os seguros servem para transferirmos as consequências/impactos de um acontecimento negativo para terceiros (por exemplo, no seguro auto transferimos os riscos do sinistro automóvel para uma companhia de seguros e viveremos mais descansados, sem pagar multas). E isso temos de compensar estes terceiros. Por que não assumir uma postura de prevenção ou de antecipação? Pense quais os riscos que quer ver protegidos e consulte um mediador para o apoiar na sua decisão.