Todos os dias ouvimos de diversas fontes que provavelmente não existirão reformas para os mais jovens. Não sendo apenas uma questão ideológica, é fundamental perceber que a demografia e a economia não estão cá para nos ajudar no campo da reforma. Assim, temos de ser nós a poupar para a reforma. E temos de começar a poupar o quanto antes.
O tempo é seu aliado na poupança para a reforma
Provavelmente já ouviu dizer que o ativo mais valioso é o tempo. É o tempo que influencia a tomada de decisões, a rentabilidade das nossas poupanças e o nosso futuro profissional e financeiro. Um exemplo claro é o início de carreira, onde na generalidade os novos trabalhadores têm mais tempo para dedicar à sua profissão e como consequência desse empenho maior probabilidade de progredir. De igual modo com a existência de família novas obrigações surgem e o trabalhador necessita de organizar o seu tempo em função da família e do trabalho. Ambas as tarefas são nobres mas não é possível maximizar uma sem penalizar a outra.
Tempo É Dinheiro!
Outro exemplo claro de que o tempo é o ativo mais valioso é a existência de juros compostos ou a capitalização de juros. Se por exemplo fizer uma entrega mensal de 50 euros para uma poupança qualquer a uma taxa de juro liquida de 2% ano durante 40 anos irá ter no final, com capitalização de juros, o montante de aproximadamente 37.000 euros. Se em vez da capitalização optassem pelo crédito em conta à ordem dos juros pagos, ou seja, sem capitalização, irão no final obter apenas 24.000 euros. É uma diferença grande, não acha? Como pode verificar o tempo é o melhor altivo que pode ter para o seu dinheiro.
Subscreva hoje o seu PPR
É hora de começar a planear a sua reforma e a acreditar em investimentos que permitam diversificar a sua carteira e garantir-lhe uma rentabilidade favorável ao longo de todo o seu prazo. É certo que se quer mais retorno vai ter de assumir mais risco, mas o risco não deve ser visto como algo errado à partida. Por exemplo, pode diversificar a sua carteira com os planos poupança reforma e obter bons níveis de retorno.
É certo que é impossível prever onde estarão as cotações de determinadas ações daqui a um mês, um ano ou até mesmo daqui a 5 anos, mas uma coisa é garantida, daqui a 40 anos as ações terão certamente valorizado. Esta é garantia que o tempo nos dá em termos de diluição do risco e permite-nos sonhar com uma reforma saudável e milionária.
Um Exemplo
- Investimento Mensal: 100 euros;
- Rentabilidade média Anual Liquida: 10%;
- Prazo: 40 anos;
- Montante a receber: aprox. 635.000 euros
Dá que pensar não dá?
Poupar para o longo prazo é muito desafiante. Tendemos a adiar esta decisão pois não sentimos a sua urgência. Na realidade, só nos reformaremos dentro de muitos anos e com grande probabilidade temos mais do que fazer ao nosso dinheiro. Dito isto, procurámos demonstrar que se começarmos o quanto antes, menor será o esforço que nos será pedido (consulte o nosso simulador de reforma). Sim, talvez tenhamos de arriscar. Mas… quem não arrisca, tende a não petiscar 🙂