SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Rendimentos passivos – É possível ou é uma miragem?

FIRE

Rendimentos passivos – É possível ou é uma miragem?

2 min Partilhar 7 de Junho, 2023

Search
Generic filters
Exact matches only
rendimentos passivos

A ideia dos rendimentos passivos tem surgido em grande força nos últimos anos, especialmente com o crescimento do movimento do FIRE. Neste artigo vamos explicar em que consistem estes rendimentos e dar-lhe algumas ideias ou sugestões.

O que são rendimentos passivos

O conceito de rendimento passivo está associado ao esforço que temos de fazer para o obter. Na sua forma mais pura, um rendimento passivo é o rendimento que nos entra na conta bancária sem que nada tenhamos de fazer para o receber. Por exemplo, se subscrever um depósito a prazo ou um certificado de aforro, o único esforço que tem de fazer está apenas associado à subscrição em si. Na prática, falamos da célebre expressão de “por o dinheiro a trabalhar para nós”.

Demos dois exemplos de rendimentos passivos: os juros associados aos depósitos a prazo ou aos certificados de aforro. No entanto, podemos ter outro tipo de rendimentos passivos, embora alguns não sejam puros. Ou seja, se os ativos financeiros nos permitem ter rendimentos sem ter qualquer esforço, já outros tipos de rendimento têm um esforço associado. Por exemplo, as rendas de um imóvel ou as comissões de seguros, exigem a gestão do imóvel ou do segurado.

Exemplos de rendimentos passivos

  1. Juros de aplicações a prazo – Como referido, falamos dos juros recebidos pela aplicação das poupanças em depósitos a prazo. As taxas recebidas são negociadas com os bancos e dependem de vários fatores, nomeadamente o banco, o montante investido e o prazo de investimento.
  2. Juros de certificados de aforro – Nos dias que correm, os certificados de aforro devem ser a melhor aplicação de tesouraria. São empréstimos ao Estado, com prazos a partir de 3 meses e montantes mínimos de investimento de 100€, com uma boa taxa de retorno para um ativo sem risco.
  3. Rendas de imóveis – Referimos acima que as rendas líquidas de custos de imóveis arrendados podem ser encaradas como um rendimento passivo. Poderá ter algum trabalho no processo, mas a relação esforço/rendimento deverá ser muito favorável. É certo que não é fácil ter capital suficiente para ter um imóvel arrendado, embora seja possível comprar um imóvel com recurso a crédito habitação para investir.
  4. Comissões de seguros – Na Reorganiza trabalhamos com muitas pessoas e empresas que têm uma boa rede de contactos onde colocam os nossos seguros. Pela referenciação poderá receber uma comissão ao longo de todo o contrato. É certo que pode fazer sentido fazer uma formação para o efeito, mas depois passa a receber pela carteira angariada.

Apresentamos 4 ideias de rendimentos passivos que podem servir de sugestão para que pense em formas de ter novas fontes de rendimento. Estas novas fontes irão servir de complemento ao seu rendimento do trabalho, mas com o tempo poderão ser tão expressivas que possa viver de rendimentos. Já imaginou não ter de trabalhar para ganhar dinheiro? Parece uma miragem? Então que tal saber mais sobre o movimento FIRE?



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro