Renegociar os seus seguros é uma solução para poupar e assim aumentar o seu rendimento mensal disponível. E não estamos só a falar de seguros associados ao crédito habitação. Estamos a falar de todos os seguros que tenha, como por exemplo, o seguro automóvel ou mesmo o seguro de empregada doméstica.
Se não sabe como renegociar os seus seguros, siga as nossas dicas
1 Faça uma lista de todos os seus seguros
Como já deve ter visto, adoramos listas. E esta é normalmente a nossa primeira dica: fazer uma lista daquilo que quer analisar: neste caso os seus seguros.
Assim, faça um levantamento de todos os seguros que contratou, indicando o tipo de seguro, as coberturas, o prémio que está a pagar e, se souber, o que vai pagar aquando da sua renovação.
2 Analise as coberturas
O objetivo é ver se não tem dois seguros com as mesmas coberturas. Lembre-se que, em caso de sinistro, não pode acionar dois seguros com a mesma cobertura. Ou seja, está a pagar a dobrar sem qualquer vantagem futura. O caso mais frequente é ter um seguro multirriscos para a sua casa e estar a pagar um seguro de condomínio.
Aproveite e veja também se as coberturas que contratou se adequam ao que pretende.
3 Analise os prémios que está a pagar
Esta é a análise mais importante, principalmente no seguro de vida associada ao crédito. Se analisar os valores que constam na FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), que lhe entregaram quando contratou o crédito, verifica que, apesar do capital seguro ser todos os anos menor (por estar associado ao valor que deve da sua casa), o valor que paga, sobe todos os anos. E depois dos 50 anos de forma muito acentuada.
A razão é simples, em caso de fatalidade o seguro tem de pagar ao banco o valor em dívida (ficando os seus herdeiros com a casa livre de encargos), e como consideram que, com o avançar da idade, a probabilidade de lhe acontecer algo aumenta, o prémio aumenta.
4 Peça propostas a outras seguradoras
Lembre-se que não tem de manter os seus seguros para sempre na mesma seguradora, mesmo os associados ao seu crédito habitação. E pode cancelá-los em qualquer momento, sem ter de esperar pelo fim do período que pagou. E a seguradora tem de lhe devolver o valor do o prémio correspondente ao período entre a data do cancelamento e a data de vencimento do seguro.
Assim, peça proposta de todos os seus seguros a outras seguradoras. Não se esqueça de tem de indicar as coberturas que pretende. E como a concorrências entre as seguradoras é grande, seguramente vai encontrar uma que, com as mesmas coberturas, vai pagar menos. E pronto já está a poucos passos de começar a poupar.
5 Compare propostas
Chegou a fase de comparar as propostas com o que paga agora. Tenha atenção às coberturas, já que os prémios só são comparáveis se as coberturas (e exclusões) forem as mesmas.
Tome especial atenção aos seguros de vida e multirriscos, pois pode ter tido uma bonificação na taxa de juro se os contratou no banco que lhe concedeu o crédito. Se assim for, tem mais um passo a fazer: pedir ao banco uma simulação da sua prestação, mas já sem os seguros. Depois é só fazer contas. Mas arriscaríamos a dizer que vai seguramente poupar.
Já o seguro automóvel é também outro seguro onde, dada a concorrência entre as seguradoras pode conseguir reduções significativas.
6 Se for para pagar menos mude de seguradora
Claro, para poupar mude de seguradora. Mas depois de cancelar o seguro atual, não se esqueça de inativar o débito direto. A informação do cancelamento por vezes não seja a tempo de evitar o envio da cobrança ao banco, pelo que pode ser debitado sem ter o seguro ativo.
7 Fale com a Reorganiza sobre os seus seguros
Como sabemos que a recolha e escolha das propostas lhe vai custar tempo, e tempo é dinheiro, fale connosco. Temos uma equipa especializada que o vai ajudar a renegociar os seus seguros. E claro, sem custos adicionais para si. E lembre-se que connosco as suas finanças estão sempre em boas mãos.