Se quer garantir os melhores cuidados de saúde para si e para a sua família, talvez se veja confrontado com a opção entre um seguro de saúde ou um plano de saúde. Nesta artigo vamos ajuda-lo a decidir qual a melhor solução para o seu caso concreto.
O que é um seguro de saúde?
O seguro de saúde é um contrato de seguro que em troca do pagamento de um prémio de seguro a pessoa de saúde ganha acesso a um conjunto de consultas, tratamentos ou exames médicos. Terá de suportar uma franquia, que mais não é do que a parte do tratamento que fica a cargo da pessoa segura, mas passa a ter acesso a cuidados de saúde com preços muito competitivos. Tem ainda a vantagem de que não ficará em listas de espera infindáveis e pode escolher os cuidados de saúde que pretende.
O que é um plano de saúde?
Um plano de saúde não passa de um sistema de descontos e de acesso a tratamentos com preços convencionados. Na prática, paga um valor mensal que lhe dá direito a consultas, tratamentos e exames a preços negociados. São preços mais baixos mas mesmo assim são elevados, pois neste caso a seguradora não tem qualquer custo. Falamos de descontos. Valores interessantes. Mas mesmo assim terá um custo mais elevado do que o custo que teria com um seguro de saúde.
Seguro de saúde ou plano de saúde?
A decisão entre uma destas modalidades irá depender dos seus hábitos e das suas necessidades. Se prevê vir a utilizar com recorrência os cuidados de saúde privados, talvez faça sentido contratar um seguro de saúde, sendo necessário acautelar-se relativamente a coberturas, exclusões e períodos de carência. Se apenas quer ter acesso a cuidados de saúde com preços mais baixos, poderá preferir um plano de saúde. De notar, contudo, que a diferença de custos entre ambos pode justificar que tenha um seguro de saúde. Muitas vezes, a diferença de preços é cobertura com uma ida a uma consulta médica de especialidade.
Uma segunda alternativa passará por contratar um seguro de saúde com cobertura de hospitalização e acesso a um conjunto limitado de tratamentos e exames. Na prática, estará a combinar as vantagens do seguro de saúde com um preço mais próximo dos planos de saúde. De notar que se tiver algum seguro de saúde, caso tenha despesas superiores aos valores cobertos, irá pagar sempre os valores convencionados entre a companhia e o prestador de serviços.
Como escolher a melhor solução de cuidados de saúde?
Escolher um seguro de saúde ou um plano de saúde é algo que pode gerar dúvidas e receios. É também algo que lhe ocupará bastante tempo, pois implica consultar diferentes alternativas. Assim, sugerimos que procure o aconselhamento profissional independente de um dos nossos consultores. Fazemos a pesquisa por si e garantimos-lhe o acesso as melhores promoções e descontos do mercado.
Prefiro plano de saúde
Bom dia
Muito obrigado. Pode partilhar com os nossos leitores os motivos da sua decisão?