Fazer um seguro de viagem quando vai de férias é a garantia de poder gozar as suas férias tranquilamente sabendo que se algum imprevisto acontecer estará protegido e poderá ser ressarcido ou evitar custos que possa ter de suportar.
Durante uma viagem são alguns os imprevistos que podem acontecer: desde a não poder viajar à última de hora, perder a bagagem ou mesmo ficar doente quando está fora de casa. Mas se nada podemos fazer para que estas situações aconteçam, podemos minorar as suas consequências para que tudo se possa resolver.
Quais as coberturas de um seguro de viagem
Os seguros de viagem cobrem eventos inesperados que podem acontecer antes ou durante a viagem. Em termos genéricos podemos dizer que o seguro de viagem cobre:
- despesas médicas durante a viagem em consequência de doença ou acidente;
- impossibilidade de viajar ou interrupções inesperadas por motivo de força maior;
- estragos, perdas, furtos ou roubos da bagagem durante o transporte e estadia
- atrasos, overbooking ou cancelamento de viagens;
- repatriamento em caso de emergência médica ou motivos de força maior
Quais os benefícios de um seguro de viagem
São inúmeros os benefícios de partir de férias com um seguro de viagem. O prémio a pagar depende da viagem e do país de destino, mas será um valor reduzido face ao custo da viagem, e em caso de imprevisto irá poupar nos gastos em que ocorreria na resolução dos problemas se estes estiverem cobertos pela apólice.
Ter apoio 24 horas por dia
Ao contratar o seguro de viagem, a seguradora coloca ao seu dispor 24 horas uma linha de assistência que o ajudará a resolver qualquer problema que possa acontecer. Quando os imprevistos acontecem, saber o que fazer e como resolver é sempre uma ajuda bem-vinda.
Receber assistência médica
Ninguém está livre de ficar doente quando está em viagem de lazer ou de negócio. Por isso ter assistência médica de qualidade no mais breve espaço de tempo é essencial. Com o seguro de saúde terá acesso a centros médicos públicos e privados, bem como aos exames complementares de diagnóstico que necessitar.
Mas caso não saiba falar a língua do país onde está, não se preocupe, a companhia de seguros irá encontrar um tradutor que o acompanhará.
Substituir bagagem roubada ou perdida
Se a sua bagagem não chegar consigo ao destino, esperar pela mala que se extraviou pode ser um problema. Mas para o amenizar a seguradora irá disponibilizar uma verba para compras básicas de roupa e produtos de higiene para usar enquanto a sua mala não chega.
Em caso de roubo a situação é diferente. Neste caso, a primeira coisa que a seguradora o aconselhará a fazer será que notifique as autoridades locais. Depois para além de lhe dar um verba para compras básicas de roupa e produtos de higiene para usar durante o resto da viagem e será indemnizado pelo valor dos bens roubados. Mas lembre-se que se não comunicar às autoridades não poderá acionar o seguro.
Impossibilidade de viajar por motivo de força maior
Se ficar doente ou lhe falecer um familiar poderá não conseguir viajar, mas o seguro de viagem irá cobrir os custos que já incorreu.
Atrasos, overbooking ou cancelamentos
Estas situações acontecem e trazem consigo custos adicionais de refeições e alojamentos que não estaria à espera. Mas com o seguro de viagem estes custos serão por conta da seguradora, a seu cargo ficará apenas o incómodo da situação.
Interrupção da viagem
Se por algum motivo tiver de interromper as férias e assim ser obrigado a regressar a casa, o seguro encarregar-se-á de tratar da viagem de regresso e do reembolso dos dias que não chegar a gozar.
Mas do mesmo modo se o regresso se dever a acidente ou doença as despesas de repatriamento serão a cargo da seguradora.
O cancelamento da viagem por motivos pessoais por estar incluído no seguro de viagem
O cancelamento da viagem por motivos que não de força maior até 24 horas antes da partida com reembolso do valor gasto pode ser possível em algumas apólice. Consulte as condições do seguro para saber se está incluído.
Tenha em mente que o seguro de viagem poderá já estar incluído no pacote de seguros do seu cartão de crédito, sendo que aí deverá ter o cuidado de pagar a viagem com esse mesmo cartão. Se, por outro lado, não tem um cartão de crédito, poderá contratar um seguro de viagem junto dos nossos mediadores.