Sabe que não tem de contratar os seguros do seu crédito habitação no banco que lhe concedeu o crédito? E sabe que ao contratá-los fora do banco até pode poupar algumas centenas de euros? Pois é verdade, e numa altura em que os juros não param de subir, mudar os seus seguros pode certamente ajudar a diminuir os seus encargos financeiros.
Mas vamos por partes.
Os seguros obrigatórios do seu crédito habitação
Se pensa em fazer um crédito habitação para comprar a sua casa, e apesar do banco fazer uma hipoteca sobre o imóvel como garantia que vai ser reembolsado do valor que lhe emprestar, conte também com a contratação de dois seguros obrigatórios: o seguro de vida e o seguro multirriscos.
E são obrigatórios para que o banco salvaguarde não só o valor que lhe emprestou, mas também o valor da sua casa. Senão vejamos:
Seguro de vida
Ao emprestar-lhe dinheiro para comprar a sua casa o banco quer garantir que o recebe de volta. Para isso fica com a hipoteca do imóvel (que pode executar se deixar de pagar as suas prestações), mas também o obriga a fazer um seguro de vida pelo valor do crédito.
Isto porque ao contratar o seguro de vida, está a passar o risco de vida e de invalidez para a seguradora. Dito de outra maneira, no caso de lhe acontecer alguma fatalidade, o banco aciona o seguro e é a seguradora que reembolsa o banco do valor do crédito ainda em dívida.
Como o banco recebe a totalidade do valor em dívida, os herdeiros ficam com o imóvel livre de encargos. O que para si é também uma segurança, já que não lhes está a deixar dívidas como herança.
Seguro multirriscos
O seguro multirrisco garante que o imóvel não perde valor se ocorrer algum acidente, como um incêndio ou inundação por exemplo. Isto porque as consequência do acidente estão cobertas pelo seguro e a seguradora cobre os custos de reparação do imóvel. E desta forma a sua casa não se desvaloriza.
Os bancos incentivam que sejam contratados associados ao crédito
Se ao conceder o crédito os bancos obrigam à contratação destes seguros também têm interesse que estes sejam contratados através deles. Isto porque a generalidade dos bancos tem seguradoras associadas o que lhes permite ganhar também com essa contratação.
A redução do spread é usada como incentivo
Tendo interesse na contratação conjunta, os bancos incentivam-na dando um bónus no spread associado ao crédito. Note que essa informação consta na Ficha de Informação Normalizada Europeia que lhe têm de dar quando lhe entregam a proposta e depois na altura da contratação do crédito.
Mas não tem de contratar os seguros do crédito habitação no banco que lhe concede o crédito
De facto, ter seguros obrigatórios não significa que os tem de contratar através da entidade financeira que lhe concede o crédito. De facto, é livre de contratar com a seguradora que quiser, apenas tem de fazer prova junto do banco que tem os seguros ativos nas condições exigidas pela instituição financeira.
O que fazer então?
Pegue nas condições dos seguros que o banco lhe impõe e peça cotação a outras seguradoras, depois compare as propostas. Analise de têm as mesmas coberturas e exclusões. Opte pela mais barata.
Peça depois ao banco que lhe dê nova proposta, mas sem a contratação dos seguros. Analise qual o impacto na prestação mensal. Só depois de fazer contas é que poderá decidir.
Fale com a Reorganiza sobre os seguros do seu crédito habitação
Temos uma equipa especializada que o vai ajudar, não só a baixar a prestação do seu crédito, mas também o prémio dos seguros que lhe estão associados. E claro, sem custos para si. Connosco as suas finanças estão em boas mãos.