Afinal nem todas a notícias associadas à inflação são más, pois é essa mesma inflação que leva a que as taxas de juro dos depósitos a prazo estejam a subir. O que é uma boa noticia para quem prefere este produto de poupança.
Porque estão a subir as taxas de juros dos depósitos a prazo?
Simplesmente para evitar que os portugueses tirem as suas poupanças dos bancos e as apliquem noutros produtos financeiros com taxas de juro mais altas.
Para controlar a inflação a Euribor tem vindo a subir. Por isso os produtos de poupança do Estado, como os certificados de aforro e os certificado do tesouro, com remuneração indexada à Euribor atingiram taxas de juro na ordem dos 3,5%. Ora com estas taxas, muitos têm tirado as suas poupança dos bancos para as aplicarem nestes produtos. E para evitar que tal continue a acontecer, as taxas de juro dos depósitos a prazo estão a subir.
Analise a oferta de depósitos a prazo dos bancos
Se tem uma boa relação com o seu banco comece por analisar o que o seu banco tem para oferecer. Mas claro, como o seu objetivo é rentabilizar as suas poupanças analise também a oferta dos outros bancos. Mesmo naqueles em que não tem conta bancária, até porque atualmente a abertura de conta é um processo rápido e fácil. Mas tenha em atenção os montantes mínimos e máximos de constituição e a possibilidade de mobiliar antecipadamente o valor que necessitar.
Depósitos com prazos até 1 ano
Embora alguns bancos ainda tenham taxas anuais brutas (TANB) perto de 0% para depósitos até 1 ano, já encontra depósitos com TANB de 1% no Ativobank e BPI. E até encontra bancos com taxas mais altas.
De facto, pode encontrar melhores taxas no BBVA (TANB média de 1,125%) Novobanco (1,375% mas sem mobilização antecipada), no Eurobic (TANB média de 1,75%) no Banco Invest (1,75% para valores abaixo de 50.000€ e 2% para valores acima deste montante) e no Banco CTT (2,25% para depósitos acima dos 50.000€).
Depósitos com prazos superiores
Para prazos acima dos 12 meses alguns bancos comercializam depósitos a prazo com taxas crescentes que se traduzem em TANB médias entre os 1,25% e 2% (Millenniumbcp, Novobanco, Crédito Agrícola, Eurobic e BBVA). Já o Banco Invest optou por ter uma TANB fixa de 2,2% nos depósitos a prazo de 2 e 3 anos.
Depósitos especiais
Depósitos de boas-vindas
O mais certo é encontrar boas taxas de depósitos a prazo ao se tornar cliente de um banco.
De facto, ao abrir conta no Banco CTT tem acesso a depósito a prazo a 6 meses com TANB de 3%. Mas de abrir no Bankinter pode constituir um depósito a prazo a 18 meses com TANB de 2,5%, e no Banco Invest obtem 2,5% em depósitos a 3, 6, 12 ou 24 meses. Por seu lado o Abanca oferece 2% a 1 ano e o Ativobank para clientes com domiciliação de ordenado oferece um deposito a prazo a 1 ano com TANB de 2%, descendo para 1,75% se não tiver ordenado domiciliado.
Depósitos de novos montantes
A acrescer à oferta de novos clientes o Banco Invest oferece as mesmas taxas para os novos montantes de clientes do banco. Assim para acréscimos ao património estão disponíveis depósitos a 3,6,12 ou 24 meses com TANB de 2,5%.
Já o Bankinter também permeia os novos montantes com TANB de 1% nos depósitos a 6 meses, 1,5% a 12 meses e 1,75% a 18 meses.
Depósitos aniversário
Se é cliente do Novobanco saiba que na data do seu aniversário pode subscrever um depósito a prazo a um ano com TANB de 1,5%.
Em conclusão
Com o aumento das taxas dos depósitos analise a oferta dos bancos e rentabilize da melhor forma as poupanças. E se tem depósitos com uma taxa de juro muito baixa equacione fazer a sua mobilização antecipada e investir noutro com maior rentabilidade.
Nota informativa: as taxas referidas encontravam-se em vigor na data em que este artigo foi escrito (14 de abril de 2023)